Ucrânia: Perda de recursos devido aos refugiados - Como é que a fuga afecta a economia?
De acordo com um relatório de weltwoche.ch, cerca de 15 por cento da população da Ucrânia fugiu do seu país após a invasão da Rússia. Isto representa seis milhões de pessoas, das quais não está claro quantas planeiam regressar. De acordo com inquéritos, os refugiados têm, em média, um nível de escolaridade melhor do que aqueles que ficaram. Uma onda de regressos poderia deixar a Ucrânia com falta de recursos, o que poderia ter efeitos devastadores na economia. A população já estava em declínio antes da guerra e a ausência de uma grande onda de regressos poderia resultar num declínio de 25 por cento nas próximas décadas. Para contrariar este cenário, estão a ser consideradas diversas medidas...

Ucrânia: Perda de recursos devido aos refugiados - Como é que a fuga afecta a economia?
Uma onda de regressos poderia deixar a Ucrânia com falta de recursos, o que poderia ter efeitos devastadores na economia. A população já estava em declínio antes da guerra e a ausência de uma grande onda de regressos poderia resultar num declínio de 25 por cento nas próximas décadas.
Para contrariar este cenário, estão a ser consideradas várias medidas, incluindo pagamentos em dinheiro, hipotecas subsidiadas, empréstimos para a criação de empresas e a possibilidade de cidadania múltipla, para incentivar os refugiados a investir na Ucrânia. O Presidente Zelensky também conta com o apoio dos Estados europeus para encorajar os ucranianos a regressar, possivelmente cortando benefícios para refugiados ou subsidiando viagens de regresso.
Na Alemanha, onde há mais de um milhão de ucranianos, espera-se que pelo menos metade deles permaneça após o fim da guerra. Quanto mais o conflito durar, mais profundamente os refugiados ficarão enraizados na sua pátria temporária.
Leia o artigo fonte em weltwoche.ch