A Ucrânia está cortejando as empresas alemãs apesar da guerra – vale a pena o investimento?
O artigo “Ucrânia corteja empresas alemãs” relata o interesse das empresas alemãs em oportunidades de investimento na Ucrânia, apesar de o país estar em guerra há mais de 600 dias. O governo ucraniano estima que o país necessitará de cerca de 750 mil milhões de dólares para a reconstrução até 2032. O governo federal apoia as empresas alemãs nos seus investimentos na Ucrânia e fornece garantias estatais de investimento e exportação para minimizar os riscos. Já foram atribuídos 280 milhões de euros em garantias de investimento e estão em curso outros projetos. A procura de seguro de crédito para transportes através da Ucrânia também está a aumentar. A Ucrânia promete às empresas alemãs que...

A Ucrânia está cortejando as empresas alemãs apesar da guerra – vale a pena o investimento?
O artigo “Ucrânia corteja empresas alemãs” relata o interesse das empresas alemãs em oportunidades de investimento na Ucrânia, apesar de o país estar em guerra há mais de 600 dias. O governo ucraniano estima que o país necessitará de cerca de 750 mil milhões de dólares para a reconstrução até 2032. O governo federal apoia as empresas alemãs nos seus investimentos na Ucrânia e fornece garantias estatais de investimento e exportação para minimizar os riscos. Já foram atribuídos 280 milhões de euros em garantias de investimento e estão em curso outros projetos. A procura de seguro de crédito para transportes através da Ucrânia também está a aumentar.
A Ucrânia promete às empresas alemãs que investem agora um bom retorno após a guerra. O Fundo Monetário Internacional espera um crescimento de dois por cento em 2023 e de 3,2 por cento no próximo ano. Existem grandes oportunidades para as empresas alemãs em vários setores, como energia, indústria de abastecimento, agricultura, setor de TI e matérias-primas críticas. A indústria de armamento alemã também oferece boas oportunidades de negócios na Ucrânia.
O impacto destes investimentos na economia ucraniana poderá ser de grande alcance. A reconstrução da Ucrânia conduzirá a um aumento da procura de produtos e serviços, o que, por sua vez, poderá contribuir para um desenvolvimento positivo das exportações alemãs para a Ucrânia. Além disso, as empresas alemãs poderiam abrir novas oportunidades de negócio e beneficiar do crescimento da economia ucraniana. Isto também poderá levar a que a Ucrânia se torne mais estreitamente ligada ao mercado interno da UE e à comunidade jurídica europeia a longo prazo.
No entanto, também existem riscos associados ao investimento na Ucrânia. A situação de segurança no leste e sudeste do país permanece incerta, enquanto outras regiões permanecem estáveis. As empresas devem, portanto, pesar cuidadosamente os riscos e minimizar possíveis danos com a ajuda de medidas de segurança e seguros. Além disso, o apoio técnico a projetos na Ucrânia é um desafio devido aos avisos e restrições de viagem causados pela pandemia de COVID-19. No entanto, as empresas alemãs e o governo federal estão optimistas e vêem grandes oportunidades na cooperação com a Ucrânia.
Fonte: De acordo com um relatório da Deutsche Welle
Leia o artigo fonte em amp.focus.de