Sondagem: CDU/CSU aumentou para 31 por cento

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As pesquisas da União e do FDP aumentam na tendência da ARD Alemanha: CDU/CSU para 31 por cento, Verdes e SPD no mesmo nível. Boris Pistorius liderando. Questão do freio da dívida.

Unions- und FDP-Umfragensteigerung im ARD-Deutschlandtrend: CDU/CSU auf 31 Prozent, Grüne & SPD gleichauf. Boris Pistorius führend. Schuldenbremse Thema.
As pesquisas da União e do FDP aumentam na tendência da ARD Alemanha: CDU/CSU para 31 por cento, Verdes e SPD no mesmo nível. Boris Pistorius liderando. Questão do freio da dívida.

Sondagem: CDU/CSU aumentou para 31 por cento

As últimas pesquisas mostram um ligeiro aumento no apoio à União e ao FDP. De acordo com a “Tendência da Alemanha” da ARD, a CDU/CSU ganhou um ponto percentual, para 31 por cento, enquanto o FDP também subiu um ponto, para cinco por cento, o que melhoraria as suas hipóteses de entrar no Bundestag. A extremista AfD permanece em segundo lugar, com 18 por cento, enquanto os Verdes e o SPD estão empatados com 15 por cento. Tanto a Alliance Sahra Wagenknecht (BSW) como outros partidos foram estimados em cinco por cento cada.

A pesquisa com 1.280 eleitores elegíveis realizada pela Infratest dimap para o ARD “Tendência da Alemanha” mostrou que apenas 19 por cento estão satisfeitos com o trabalho do governo federal, o que corresponde a uma queda de dois pontos percentuais desde abril. Uma esmagadora maioria de 79 por cento expressou-se como menos ou nada satisfeita. No ranking dos políticos mais importantes, o ministro da Defesa Boris Pistorius (SPD) lidera com 58 por cento de aprovação, seguido pela ministra dos Negócios Estrangeiros Annalena Baerbock (Verdes) com 33 por cento e pelo chanceler Olaf Scholz (SPD) com 22 por cento.

Uma pequena maioria de 54 por cento dos alemães quer manter o travão da dívida, enquanto 40 por cento são a favor da sua flexibilização, especialmente para investimentos públicos. O apoio ao travão da dívida vem principalmente dos apoiantes do FDP, AfD, Union e BSW, enquanto os apoiantes do SPD e dos Verdes estão mais inclinados a afrouxá-lo. No âmbito das negociações para o orçamento de 2025, eram esperadas propostas de poupança que totalizavam cerca de 20 mil milhões de euros.