Queda nas vendas devido ao aumento dos preços dos restaurantes

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

"O dono do restaurante reclama da queda nas vendas e dos hóspedes rápidos: por que as pessoas saem dos restaurantes imediatamente após comer? Aumento de impostos, reajustes de preços e consequências da pandemia em foco."

"Gastronom klagt über sinkende Umsätze und schnelle Gäste: Warum verlassen die Leute die Restaurants gleich nach dem Essen? Steuererhöhung, Preisanpassungen und Pandemiefolgen im Fokus."
"O dono do restaurante reclama da queda nas vendas e dos hóspedes rápidos: por que as pessoas saem dos restaurantes imediatamente após comer? Aumento de impostos, reajustes de preços e consequências da pandemia em foco."

Queda nas vendas devido ao aumento dos preços dos restaurantes

O aumento dos preços dos restaurantes está a deixar muitas pessoas nas grandes cidades desconfortáveis, pois são desencorajadas por factores como a inflação, os elevados custos da energia e o aumento dos preços dos alimentos. Em particular, o ajustamento da taxa de IVA para 19 por cento para as refeições a partir do início de 2023, em comparação com 7 por cento no final de 2022, está a impor um fardo adicional aos donos de restaurantes. Um dono de restaurante de Bad Tölz relata novas observações entre os convidados.

Uma mudança drástica pode ser observada no fato de os hóspedes não demorarem mais depois de comer, mas sim saírem do restaurante imediatamente após a refeição. O alargamento do horário de funcionamento também está a tornar-se cada vez menos lucrativo à medida que a vida nocturna como um todo está estagnada. A pandemia está a deixar a sua marca, mas não afeta apenas os preços, mas também a mudança de comportamento dos hóspedes. A mudança para serviços de entrega durante os confinamentos ajudou os restaurantes a amortecer a queda inicial nas vendas.

Outra tendência é que os hóspedes renunciem cada vez mais a uma segunda bebida. Isso também confirma as experiências dos garçons. O comportamento de fazer pedidos geralmente mudou, como mostra um exemplo de Munique, onde a comida quente muitas vezes não é mais oferecida depois das 21h. Está até a surgir uma tendência de poupança entre as famílias, com as crianças a deixarem de receber porções separadas.

O ajustamento da taxa de IVA resultou numa queda nas vendas dos donos de restaurantes. O aumento dos preços fez com que o comportamento dos pedidos dos hóspedes se tornasse mais cauteloso. As celebrações e eventos familiares serão menores e as bebidas também serão guardadas. Os restaurantes estão relatando queda nas vendas, com pratos caros, como filés e pratos de peixe, que quase não encontram mais vendas. As entradas e sobremesas são cada vez mais evitadas, obrigando os operadores de restaurantes a poupar custos, por exemplo, reduzindo os custos de aquecimento e energia.