União exige mudança imediata de liderança na Deutsche Bahn!
O Sindicato apela a uma mudança rápida no topo da Deutsche Bahn, a fim de melhorar a pontualidade e a competência profissional.

União exige mudança imediata de liderança na Deutsche Bahn!
O Sindicato apelou a uma mudança rápida no topo da Deutsche Bahn. O deputado do grupo Ulrich Lange (CSU) manifestou a sua insatisfação com o desempenho do conselho de administração e do conselho fiscal. Acima de tudo, criticam-se a fraca pontualidade e o estado da rede ferroviária. Por causa disso, Lange pede que o conselho ferroviário seja reduzido em um terço; O comitê conta atualmente com oito membros.
O acordo de coligação entre a União e o SPD visa reorganizar o conselho fiscal e o conselho de administração da Deutsche Bahn e da InfraGO. O objetivo é refletir mais conhecimento especializado e alcançar uma estrutura mais eficiente. Richard Lutz, que é CEO da Deutsche Bahn desde março de 2017 e cujo contrato vai até março de 2027, poderá ser afetado por este realinhamento. Werner Gatzer, presidente do conselho fiscal, foi ex-secretário de Estado do Ministério Federal das Finanças.
Críticas à pontualidade e situação financeira
A Deutsche Bahn registou apenas uma taxa de pontualidade de 62,5 por cento para comboios de longa distância em 2022. Além disso, a rede ferroviária está em grave degradação, o que exigirá extensos trabalhos de renovação nos próximos anos e está associado a custos elevados. Além disso, a Deutsche Bahn sofreu outro défice de mil milhões de dólares em 2022, bem como popa.de relatado.
Ao mesmo tempo, a ferrovia enfrenta problemas como o aumento da violência contra os trabalhadores. No ano passado registaram-se cerca de 3.300 ataques físicos a funcionários ferroviários, o que corresponde a um aumento de quase seis por cento face ao ano anterior. Lutz pede também um investimento de 150 mil milhões de euros para modernizar a empresa, a fim de compensar os atrasos na infra-estrutura e melhorar a pontualidade.