Reserva Federal dos EUA: estável ou mais fraco? Especialista financeiro analisa relatório econômico
De acordo com o Livro Bege da Reserva Federal dos EUA, a situação económica nos Estados Unidos tem sido recentemente estável. No entanto, a indústria registou um abrandamento em todos os distritos da Fed, enquanto os consumidores privados apoiaram a economia. Os níveis de emprego mudaram pouco, mas há sinais de enfraquecimento do mercado de trabalho. Além disso, a inflação diminuiu ao longo do ano passado e está abaixo da meta do Fed de 2%. Como informa www.finanzen.net, o mercado de trabalho tem sido robusto até agora, apesar dos aumentos das taxas de juro da Reserva Federal dos EUA. No entanto, o Livro Bege relata...

Reserva Federal dos EUA: estável ou mais fraco? Especialista financeiro analisa relatório econômico
Como www.finanzen.net relataram que o mercado de trabalho tinha sido robusto até agora, apesar dos aumentos das taxas de juros do Federal Reserve dos EUA. No entanto, o Livro Bege reporta sinais de enfraquecimento do mercado de trabalho e de crescimento salarial moderado. Isto sugere que as pressões salariais poderão diminuir à medida que o ano avança. Esta evolução poderá ter impacto no consumo, uma vez que aumentos salariais mais baixos poderão afectar o poder de compra dos consumidores. Isto poderia, por sua vez, impactar certas indústrias e empresas que dependem do comportamento de consumo dos cidadãos dos EUA.
De acordo com o Livro Bege, a maioria dos distritos também reportou pressões modestas sobre os preços, tendo sido reportada queda dos preços dos factores de produção nos sectores industrial e de construção. Isto poderia levar a oportunidades limitadas de aumento de preços e tornar os consumidores cada vez mais sensíveis aos preços. Para as empresas que aumentaram os preços dos seus produtos devido ao aumento dos custos, isto pode criar desafios, uma vez que podem necessitar de reduzir os seus preços para permanecerem competitivas.
Em Dezembro, a taxa de inflação foi de 3,4 por cento, o que está acima da meta de 2 por cento da Reserva Federal dos EUA. Isto poderia explicar as expectativas nos mercados financeiros de uma série de cortes nas taxas de juro este ano. Se ocorrerem reduções nas taxas de juro, isso poderá afectar o sector financeiro, particularmente em termos de empréstimos e investimentos, uma vez que as condições para empréstimos e investimentos poderão mudar.
Leia o artigo fonte em www.finanzen.net