A economia dos EUA está a encolher surpreendentemente – Trump culpa Biden!
A economia dos EUA contraiu-se surpreendentemente no primeiro trimestre de 2025. Trump culpa Biden e especialistas alertam para recessão.

A economia dos EUA está a encolher surpreendentemente – Trump culpa Biden!
A economia dos EUA encolheu surpreendentemente 0,3 por cento no primeiro trimestre de 2025, embora ainda tenha registado um crescimento de 2,4 por cento no último trimestre de 2024. Esta primeira estimativa do produto interno bruto (PIB) foi divulgada pelo Departamento de Comércio. O Presidente Donald Trump, que celebrou recentemente o seu 100.º dia no cargo, culpa o seu antecessor Joe Biden pelo declínio e sublinha que a recessão económica não tem nada a ver com as suas políticas tarifárias.
Trump previu uma recuperação económica iminente e pediu paciência, apesar das críticas dos democratas que o acusam de empurrar os EUA para a recessão e de pôr em perigo empregos com a sua estratégia comercial. O líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, classificou a guerra comercial de Trump como um fardo para as famílias americanas. O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em baixa as suas previsões económicas para os EUA. O FMI espera um crescimento de apenas 1,8 por cento para 2025, o que é 0,9 pontos percentuais abaixo das expectativas anteriores.
Desenvolvimento econômico e opiniões de especialistas
Os especialistas ficaram surpreendidos com a contracção da economia e esperavam que os efeitos da política tarifária ocorressem mais tarde. Bastian Hepperle, economista sénior do Hauck Aufhäuser Lamp Privatbank, destacou que o “percurso em ziguezague” do governo dos EUA cria um elevado nível de incerteza, que influencia negativamente tanto as decisões de investimento como de consumo. Acusou a actual política económica de um “falso arranque” e falou dos “primeiros sinais de abrandamento”.
Outros economistas, como Ralf Runde, do Helaba, salientaram que o aumento do défice no comércio externo deve ser visto como um factor de apoio à evolução negativa. Apesar do aumento da procura dos consumidores e do investimento, os especialistas observam que esta evolução é mais fraca do que era no final de 2024. Espera-se que a Reserva Federal (Fed) dos EUA adote uma abordagem de esperar para ver à medida que a incerteza aumenta. Apesar destes desafios, Trump continua optimista e espera que as empresas se mudem para os EUA em números recorde.
Os factos acima referidos reflectem a actual situação económica dos EUA, tal como notícias diárias relatado enquanto T on-line respondeu às reações e avaliações dos especialistas.