As dívidas ocultas estão a pressionar as finanças do governo alemão”
O passivo oculto da Alemanha por 262 mil milhões de euros: estudo revela a verdadeira extensão da dívida nacional. MAIS: Ministro das Finanças, Lindner, sobre o futuro do rácio da dívida.

As dívidas ocultas estão a pressionar as finanças do governo alemão”
A dívida nacional oficial alemã ascende a 2,62 biliões de euros, conforme afirma o Bundesbank alemão. No entanto, novos estudos realizados pelo Centro Europeu de Investigação Económica (ZEW), em colaboração com a Fundação Strube, mostram que a responsabilidade real da Alemanha é 10% superior. Isto significa que as responsabilidades do país pelas quais poderia ser potencialmente responsabilizado estão acima deste valor oficial.
Um aumento significativo da dívida resulta principalmente dos extensos empréstimos da União Europeia durante a pandemia. Os autores do estudo, Friedrich Heinemann, do ZEW e da Universidade de Heidelberg, e Marc-Daniel Moessinger, da Universidade Estatal Cooperativa de Baden-Württemberg, em Mannheim, estimam a parte alemã na dívida da UE em até 262 mil milhões de euros. Grande parte desta soma não está incluída nas estatísticas oficiais da dívida nacional. No entanto, os investigadores sublinham o impacto desta dívida oculta no espaço fiscal dos Estados-membros.
O Ministro das Finanças Lindner, do FDP, garante que, com uma gestão orçamental disciplinada, o rácio da dívida será inferior a 60 por cento do produto interno bruto em 2028. Estas declarações surgem face ao peso real da dívida, que vai além dos números oficiais e ilustra a responsabilidade da Alemanha pelas responsabilidades de outros países europeus.