Desigualdade de riqueza na Alemanha: descoberta refuta o alarmismo da Oxfam
De acordo com um relatório de www.nnz-online.de, uma análise do Instituto Económico Alemão (IW) mostra que a desigualdade de riqueza na Alemanha foi ligeiramente reduzida entre 2017 e 2021. Os activos cresceram acima da média, não apenas em todos os níveis, mas particularmente nas famílias com baixos activos. Os dados do Relatório de Riqueza Global do Credit Suisse também mostram um ligeiro declínio na desigualdade de riqueza na Alemanha. A desigualdade de riqueza na Alemanha é visivelmente superior à desigualdade de rendimentos. No entanto, isto deve-se a vários factores, como a forte rede social na Alemanha e o facto de a riqueza aumentar, especialmente com o aumento da idade...

Desigualdade de riqueza na Alemanha: descoberta refuta o alarmismo da Oxfam
De acordo com um relatório de www.nnz-online.de, uma avaliação do Instituto Económico Alemão (IW) mostra que a desigualdade de riqueza na Alemanha foi ligeiramente reduzida entre 2017 e 2021. Os activos cresceram acima da média, não só em todos os sectores, mas particularmente nas famílias com baixos activos. Os dados do Relatório de Riqueza Global do Credit Suisse também mostram um ligeiro declínio na desigualdade de riqueza na Alemanha.
A desigualdade de riqueza na Alemanha é visivelmente superior à desigualdade de rendimentos. No entanto, isto deve-se a vários factores, como a forte rede social na Alemanha e o facto de a riqueza aumentar, especialmente com o aumento da idade.
Um imposto sobre a riqueza na Alemanha seria contraproducente na actual situação económica. Segundo o Departamento Federal de Estatística, foi confirmada uma recessão em 2023 e muitas associações empresariais relataram piora nos negócios. Um imposto sobre a riqueza sobrecarregaria ainda mais as empresas alemãs, limitaria o espaço para investimentos e pioraria a competitividade internacional.
De acordo com os dados disponíveis, a afirmação da Oxfam de que os ricos ficaram mais ricos e os pobres ficaram mais pobres não é confirmada na Alemanha. Pelo contrário, as avaliações do IW e do Relatório de Riqueza Global do Credit Suisse mostram uma ligeira redução na desigualdade de riqueza. No entanto, resta saber se e como as decisões políticas relativas a um imposto sobre a riqueza irão impactar o desenvolvimento económico na Alemanha.
Leia o artigo fonte em www.nnz-online.de