Distribuição da riqueza na Alemanha: os ricos possuem mais de 60% da riqueza total
Descubra como a riqueza é distribuída na Alemanha: 10% da população possui 60% da riqueza total. Novos dados lançam luz sobre a escuridão.

Distribuição da riqueza na Alemanha: os ricos possuem mais de 60% da riqueza total
Segundo o Banco Central Europeu, os dez por cento dos alemães mais ricos possuem mais de 60 por cento da riqueza total do país. O fosso entre ricos e pobres está a aumentar cada vez mais. Novos dados do BCE, publicados pelo Ministério Federal dos Assuntos Económicos e da Proteção Climática, mostram que o coeficiente de Gini na Alemanha é de 0,77. Esta desigualdade é superior à média de outros países do euro, como Itália e França.
Em comparação com outros países da UE, a Alemanha apresenta uma elevada desigualdade na área da riqueza das famílias. Em 2022, mais de metade da população alemã vivia de renda, o que pode ser uma razão para a maior desigualdade. Os 50 por cento da população mais pobre possuem cerca de 0,4 biliões de euros, enquanto os 10 por cento mais ricos detêm 10,5 biliões de euros, o que corresponde a 61,2 por cento do total dos activos.
Os 50% mais pobres têm, na sua maioria, investimentos de baixo risco, como contas de poupança, enquanto os 10% mais ricos estão frequentemente associados a bens imobiliários e empresariais. Os bens dos diferentes sectores da população apresentam diferenças claras. O crescimento da riqueza para ambos os grupos entre 2011 e 2024 é de cerca de 50 a 60 por cento quando ajustado ao índice de preços no consumidor.