Distribuição de riqueza: Qual é a posição da Alemanha na comparação internacional?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra a qual classe de riqueza você pertence e como sua riqueza se desenvolveu na Alemanha. O estudo actual do Deutsche Bundesbank mostra factos interessantes.

Finden Sie heraus, zu welcher Vermögensschicht Sie gehören und wie sich die Vermögen in Deutschland entwickelt haben. Aktuelle Studie der Deutschen Bundesbank zeigt interessante Fakten.
Descubra a qual classe de riqueza você pertence e como sua riqueza se desenvolveu na Alemanha. O estudo actual do Deutsche Bundesbank mostra factos interessantes.

Distribuição de riqueza: Qual é a posição da Alemanha na comparação internacional?

O Deutsche Bundesbank realiza um estudo sobre os activos dos cidadãos na Alemanha a cada três anos. Este inquérito serve para obter informações sobre a situação financeira das famílias. Devido aos efeitos da pandemia corona, o último estudo só foi realizado em 2021, embora a maioria dos entrevistados já tivesse participado no inquérito anterior. As comparações com os dados de 2017 revelam desenvolvimentos interessantes relativamente à situação financeira na Alemanha.

Segundo o estudo, a riqueza média das famílias aumentou significativamente entre 2017 e 2021. Isto reflete-se tanto na riqueza média, que aumentou de 232.900 euros para 315.500 euros, como na riqueza mediana, que aumentou de 70.800 euros para 106.600 euros. A riqueza mediana, que indica o valor que se encontra exactamente no meio de toda a riqueza determinada, fornece uma representação significativa da distribuição da riqueza.

A estratificação da riqueza na Alemanha permite determinar a que classe de riqueza pertencem os seus próprios activos com base na riqueza líquida das famílias. Ao desagregar os activos líquidos por ordem crescente, podem ser identificados diferentes níveis, desde os níveis de riqueza mais baixos até aos mais altos. Os limites de bens podem ser usados ​​para determinar a faixa percentual em que os bens da família estão localizados.

O estudo mostra também que a quantidade de bens do agregado familiar depende fortemente do número de pessoas no agregado familiar. Uma família unipessoal tem uma riqueza média de 40.800 euros, enquanto para famílias compostas por duas pessoas já é de 169.200 euros. Estas diferenças mostram quão diversas podem ser as circunstâncias financeiras na Alemanha e como são influenciadas por vários factores.