Escândalo do diesel VW: Ex-gerente condenado – o julgamento está longe de terminar!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No tribunal regional de Braunschweig, quatro ex-gerentes da VW foram considerados culpados de fraude e condenados à prisão. O escândalo Diesel permanece juridicamente controverso.

Am Landgericht Braunschweig wurden vier Ex-VW-Manager wegen Betrugs schuldig gesprochen, Haftstrafen verhängt. Dieselskandal bleibt juristisch umstritten.
No tribunal regional de Braunschweig, quatro ex-gerentes da VW foram considerados culpados de fraude e condenados à prisão. O escândalo Diesel permanece juridicamente controverso.

Escândalo do diesel VW: Ex-gerente condenado – o julgamento está longe de terminar!

Um veredicto foi proferido hoje no Tribunal Regional de Braunschweig no julgamento em torno do escândalo do diesel VW, que abalou a indústria automóvel há mais de dez anos. Quatro ex-executivos da Volkswagen foram considerados culpados de fraude. O tribunal impôs penas de prisão de vários anos a dois arguidos, enquanto os outros dois ex-funcionários receberam penas suspensas. No entanto, a decisão ainda não é definitiva, o que significa que novos processos não podem ser descartados. As disputas legais em torno do escândalo estão tudo menos encerradas, uma vez que estão pendentes mais quatro processos criminais em Braunschweig contra um total de 31 arguidos. Alto sueddeutsche.de O processo contra o ex-CEO Martin Winterkorn foi interrompido devido a problemas de saúde, embora ainda não esteja claro quando o processo poderá continuar.

O julgamento durou quase quatro anos e incluiu 170 dias de audiências nas quais foram entrevistadas cerca de 150 testemunhas. A abrangente investigação legal mostra o quão profundamente os engenheiros e gerentes estiveram envolvidos no desenvolvimento e uso do software de manipulação. O Ministério Público exigiu até quatro anos de prisão para um dos arguidos e três a quatro anos para outros dois, enquanto um quarto arguido foi libertado em liberdade condicional com dois anos como cúmplice. A defesa pediu a absolvição de três dos réus e uma advertência.

Acusações e estratégias de defesa

Durante o julgamento, os réus fizeram acusações uns contra os outros e se retrataram como peões. Os engenheiros já haviam manifestado preocupação com o dispositivo de desligamento, mas seus superiores apenas apontaram problemas sem discutir ações ilegais. A complexa prova foi caracterizada por constantes depoimentos entre os envolvidos, o que dificultou ainda mais a decisão do tribunal.

O julgamento, que começou em setembro de 2021, girou em torno de fraudes significativas nos testes de emissões de veículos Volkswagen a diesel, que tiveram um impacto global no grupo e em toda a indústria automotiva. Uma disputa jurídica desta magnitude sinaliza que as consequências do escândalo estão longe de terminar. Por exemplo, o Tribunal Administrativo de Schleswig considera as janelas térmicas, na prática, dispositivos de desligamento inadmissíveis.

Olhando para o futuro

A investigação legal sobre o escândalo do diesel é agora considerada inacabada. Os processos em curso mostram que as responsabilidades financeiras e de reputação da Volkswagen ainda não foram totalmente esclarecidas. As análises e previsões sobre novas medidas jurídicas são agora de particular interesse, especialmente tendo em conta as próximas negociações e as incertezas em torno do julgamento de Martin Winterkorn.