Por que os concursos públicos colocam em risco a nossa economia local!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O artigo destaca os desafios dos concursos públicos em Delmenhorst, que muitas vezes prejudicam a economia regional.

Der Artikel beleuchtet die Herausforderungen öffentlicher Ausschreibungen in Delmenhorst, die oft die regionale Wirtschaft benachteiligen.
O artigo destaca os desafios dos concursos públicos em Delmenhorst, que muitas vezes prejudicam a economia regional.

Por que os concursos públicos colocam em risco a nossa economia local!

Os contratos públicos têm sido criticados há anos, especialmente em Delmenhorst, onde a adjudicação de contratos é frequentemente considerada ineficaz. A economia regional sofre de um sistema que coloca mais ênfase no preço mais baixo do que no apoio às empresas locais. Alto Delmenews Esta abordagem aumenta o risco de que os recursos fiscais fluam para outras cidades e estados federais, em vez de fortalecerem a economia regional.

As instituições públicas têm muitas vezes dificuldade em ter em conta as empresas regionais no processo de contratação. Muitos pedidos vão para fornecedores que costumam percorrer longas distâncias para oferecer os preços mais baratos. Um exemplo disto é o atendimento às pessoas que necessitam de cuidados em Bremen, onde as ajudas são fornecidas por empresas do sul da Alemanha porque oferecem as ofertas mais baratas. Outro exemplo é o novo edifício da Escola Secundária Max Planck em Delmenhorst, onde foram adjudicados contratos a empresas de Burgwedel e Ahrensbök.

Os desafios das compras públicas

Os problemas na adjudicação de contratos são diversos e afetam diferentes setores. Muitas vezes não fica claro qual a qualidade real dos serviços prestados. Especialmente numa área onde as empresas locais poderiam oferecer serviços semelhantes, existe o risco de serem excluídas pelas rígidas directrizes de aquisição. Os artesãos para trabalhos de piso necessários para o trabalho na escola secundária, por exemplo, viajam de Morsbach.

Como mostram as normas da legislação sobre contratos públicos legalmente estabelecidas, o foco nos concursos públicos é muitas vezes apenas no preço e no desempenho do contratante. Estas práticas contradizem os princípios da contratação pública europeia estabelecidos pela DG Crescimento. Estes princípios incluem a transparência, a concorrência aberta e a gestão adequada dos procedimentos de contratação, tal como estabelecido no TED -Portal documentado.

Diretivas da UE e seus efeitos

Todas as propostas que excedam um determinado valor contratual devem ser publicadas em suplemento oficial, o que é feito em formato eletrónico gratuito. Os limiares estão claramente definidos, por exemplo para contratos de obras públicas em 5 538 000 euros. Estas diretivas da UE foram emitidas para garantir um mercado de contratos públicos competitivo, aberto e bem regulamentado e para incentivar os organismos responsáveis ​​pelos concursos a fazerem uma utilização direcionada dos anúncios de contratos públicos.

Todos os anos, são publicados na UE contratos no valor total de cerca de 815 mil milhões de euros, com mais de 3 000 novos concursos todos os dias. Apesar destes regulamentos, permanece o desafio de que a qualidade dos serviços muitas vezes permanece pouco clara, enquanto as empresas locais que poderiam potencialmente oferecer o mesmo serviço são ignoradas devido à situação competitiva existente.

Numa altura em que muitas indústrias procuram a consolidação de preços, as autoridades adjudicantes e os procedimentos existentes parecem mais dificultar este processo do que apoiá-lo. Resta saber até que ponto os contratos públicos se desenvolverão em Delmenhorst e noutras cidades no futuro.