Wegner está pressionando por uma compensação justa para os países do pacote de ajuda
O prefeito de Berlim, Wegner, pede compensação para os estados incluídos no pacote de ajuda. Concentre-se em alívio financeiro e reformas fiscais.

Wegner está pressionando por uma compensação justa para os países do pacote de ajuda
O presidente da Câmara de Berlim, Kai Wegner (CDU), apela a uma compensação financeira para os estados com base no pacote de ajuda planeado pelo governo federal. Wegner, que apoia fundamentalmente as medidas de redução dos custos energéticos e dos impostos, alerta, no entanto, para o peso que o pacote pode representar para o orçamento do Estado de Berlim. Numa carta ao Chanceler Friedrich Merz, os primeiros-ministros da CDU expressaram as suas preocupações sobre o impacto do pacote de ajuda nas finanças dos estados e municípios. O Süddeutsche Zeitung informa que o pacote de alívio proporciona, entre outras coisas, melhores opções de depreciação fiscal para empresas que compram máquinas, equipamentos e carros elétricos. A partir de 2028, o imposto sobre as sociedades também deverá ser reduzido, o que levará a perdas significativas de receitas para os estados.
Wegner apela, portanto, a um procedimento justo para a distribuição dos encargos. A consulta conjunta entre os governos federal e estadual sobre o pacote, que terá lugar em Berlim, enfrenta o desafio de garantir o financiamento sem impor encargos indevidos aos municípios. Num passo adicional, os primeiros-ministros de vários estados federais reuniram-se e enfatizaram a necessidade de compensação pelos prejuízos fiscais que poderiam surgir do pacote de alívio. Destaques do Bayerische Staatszeitung que estes departamentos não podem arcar com o fardo sem uma compensação adequada.
Demandas e sugestões
Como parte deste debate, os estados governados pela CDU apelam a uma reorganização do financiamento federal-estadual de acordo com o princípio “Quem manda, paga”. A Primeira-Ministra de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Manuela Schwesig (SPD), alerta contra uma redução do efeito do pacote de ajuda através de levantamentos adicionais de dinheiro das cidades e municípios. Isto realça as opiniões dos líderes governamentais que estão preocupados com o facto de os encargos financeiros não estarem a ser partilhados de forma justa.
- Die Hauptforderungen umfassen:
- Ein dauerhafter, überprüfbarer Mechanismus für finanziellen Ausgleich.
- Ein höherer Anteil der Länder an der Umsatzsteuer.
Markus Söder (CSU), o primeiro-ministro da Baviera, apelou aos seus colegas para que apoiassem o pacote sem iniciar novas negociações orçamentais. Ele argumenta que o alívio de longo prazo para a localização dos negócios terá efeitos positivos nas receitas fiscais. Salienta também que as oportunidades financeiras dos países foram melhoradas através de 100 mil milhões de euros provenientes do fundo de infra-estruturas e de novas opções de dívida.
As próximas conversações na Conferência do Primeiro Ministro, em 18 de junho, poderão ser cruciais para o andamento das negociações e para o estabelecimento de um equilíbrio justo entre os governos federal e estadual. Wegner está otimista de que será possível encontrar uma solução que atenda às necessidades de todos os envolvidos.