Menos crianças sob cuidados: os escritórios de bem-estar juvenil na Saxônia-Anhalt estão reagindo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2022, o número de pessoas atendidas pelos serviços de bem-estar juvenil na Saxônia-Anhalt caiu cinco por cento, especialmente entre os jovens de 14 a 18 anos.

Im Jahr 2022 sank die Zahl der Inobhutnahmen durch Jugendämter in Sachsen-Anhalt um fünf Prozent, vor allem bei 14- bis 18-Jährigen.
Em 2022, o número de pessoas atendidas pelos serviços de bem-estar juvenil na Saxônia-Anhalt caiu cinco por cento, especialmente entre os jovens de 14 a 18 anos.

Menos crianças sob cuidados: os escritórios de bem-estar juvenil na Saxônia-Anhalt estão reagindo!

Na Saxónia-Anhalt, os gabinetes de assistência à juventude acolheram um total de 1.939 crianças e jovens em 2022, o que corresponde a uma diminuição de cinco por cento em comparação com o ano anterior. Isto significa menos 103 pessoas sob cuidados do que em 2021 Jornal do sul da Alemanha relatado. As principais razões para a acolhimento destes casos são variadas, sendo as exigências excessivas impostas aos progenitores ou a um dos progenitores a maior percentagem, com 671 casos.

As entradas não acompanhadas do estrangeiro são também um factor significativo, afectando 623 casos, seguidos de 336 casos de negligência. O declínio no número de chegadas não acompanhadas sob cuidados é de notáveis ​​17,7 por cento. A maioria dos jovens atendidos tem entre 14 e 18 anos, o que corresponde a 1.096 casos. O segundo maior grupo inclui crianças menores de três anos, com 232 casos.

Duração média das medidas de proteção

A duração média dos internamentos foi de 71 dias em 2022, um aumento em comparação com 51 dias em 2021. O que é particularmente notável é que um em cada três casos foi resolvido em menos de uma semana. Isto mostra que, em muitos casos, pode ser encontrada rapidamente uma solução para devolver as crianças e os jovens ao seu ambiente familiar.

Marco legal para cuidar

A base jurídica para acolher crianças e jovens está claramente definida. Os gabinetes de assistência social aos jovens são obrigados a agir imediatamente nos casos em que exista uma ameaça urgente ao bem-estar da criança. Isto aplica-se em particular a crianças e jovens estrangeiros não acompanhados que entram na Alemanha. Regra geral, os cuidados são prestados temporariamente em famílias de acolhimento, instalações ou formas de vida adequadas.

Um objetivo central desta medida é esclarecer a crise e desenvolver uma perspectiva com os pais ou responsáveis. O consentimento do responsável legal é necessário para que a pessoa seja internada. Se esse consentimento não puder ser obtido em tempo útil, o serviço de assistência social aos jovens deve solicitar imediatamente uma decisão do tribunal de família.

Em 2022, 37.880 crianças e jovens foram regularmente acolhidos em todo o país. Cerca de 8.000 deles o fizeram por vontade própria, com foco também na faixa etária de 14 a 18 anos. Quase dois terços deste grupo eram mulheres. A maior parte das pessoas atendidas deveu-se a ameaças urgentes ao bem-estar das crianças, que representaram cerca de 29.800 pessoas.

Acolher as crianças é uma tarefa central do bem-estar dos jovens, que é garantida pelos prestadores públicos. Dez anos após a introdução dos regulamentos para o cuidado temporário de menores estrangeiros não acompanhados, o número destes menores que entram na Alemanha aumentou para 28.564 em 2022. Houve um aumento significativo, especialmente como resultado da guerra na Ucrânia. O Bundestag recebe um relatório anual sobre a situação dos menores estrangeiros não acompanhados.