Menos disputas de marcas registradas: Escritório de Patentes registra queda nas oposições

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Menos objeções a novas marcas no DPMA: causas, procedimentos e dicas para pequenas empresas em 10 de junho de 2025.

Weniger Widersprüche gegen neue Marken beim DPMA: Ursachen, Verfahren und Tipps für Kleinunternehmer am 10.06.2025.
Menos objeções a novas marcas no DPMA: causas, procedimentos e dicas para pequenas empresas em 10 de junho de 2025.

Menos disputas de marcas registradas: Escritório de Patentes registra queda nas oposições

No Instituto Alemão de Marcas e Patentes (DPMA), as objeções dos detentores de direitos de marcas mais antigas contra novas marcas diminuíram significativamente nos últimos anos. Essa observação é feita pelo Jornal do sul da Alemanha confirmado. No ano passado foram registadas quase 50 mil marcas, o que representa um ligeiro aumento face ao ano anterior. Destes, cerca de 2.200 foram contestados através de objeções, mostrando que o número de objeções permanece relativamente pequeno.

Uma razão para este declínio poderia ser a melhoria das capacidades de investigação que ajudam os proprietários de marcas a identificar potenciais conflitos antecipadamente. Ele também observa que as grandes empresas costumam usar monitoramento automatizado para capturar marcas novas e semelhantes. Um exemplo disso é o proprietário de uma pequena empresa de Mühlacker que registrou a marca “Broccodile” e depois recebeu um aviso e uma objeção da Lacoste. O advogado de patentes Alexander Bulling aconselha as pequenas empresas a obter informações abrangentes e procurar aconselhamento jurídico antes de registrar uma marca.

Procedimentos de objeção e taxas

De acordo com as informações do DPMA Os proprietários de marcas mais antigas podem apresentar uma objeção no prazo de três meses após a publicação de uma nova marca. Há uma taxa de oposição de 250 euros, mais 50 euros por cada ponto de oposição adicional. Também é possível basear oposições em marcas de uso ou indicações geográficas protegidas.

Os tempos de processamento de processos de marcas são atualmente mais longos do que o normal. Isto deve-se, entre outras coisas, ao aumento do número de registos e ao aumento dos pedidos de eliminação, combinados com a capacidade limitada de pessoal. Neste contexto, a DPMA solicita que se abstenha de perguntar sobre o estado do processamento.

Pedidos de cancelamento e nulidade

O pedido de nulidade de marca deve ser apresentado por escrito à DPMA, devendo ser paga uma taxa de 400 euros no prazo de três meses. Se não houver objeção no prazo de dois meses, a marca será excluída. Além disso, o proprietário pode desistir de sua marca a qualquer momento e, assim, enviar um pedido de exclusão.

Existem também regulamentos para declarar a extinção de uma marca que não tenha sido utilizada no prazo de cinco anos. Também pode ser apresentado um pedido por escrito, que custa 100 euros. Semelhante aos pedidos de nulidade, o DPMA informa o proprietário da marca quando tal pedido for apresentado.

Finalmente, os regulamentos mencionados também se aplicam a marcas registadas internacionalmente na Alemanha, o que aumenta ainda mais a complexidade da lei de marcas. Tendo em conta o avanço da digitalização e os desafios associados, o apoio jurídico está a tornar-se cada vez mais importante para empresas de todas as dimensões.