Menos vendas no varejo: especialista financeiro analisa números atuais
De acordo com um relatório da web.de, os retalhistas na Alemanha venderam menos no ano passado, após ajuste de preços, do que no ano anterior. As receitas reais caíram 3,3 por cento, o que é pior do que os 3,1 por cento previstos anteriormente. No entanto, as vendas ainda estão 1,3% acima do nível de 2019 antes da pandemia corona. As estatísticas mostram que as vendas reais no retalho alimentar caíram 3,9 por cento em 2023 em comparação com o ano anterior. Em contrapartida, as mercearias registaram um aumento de 5,9 por cento, incluindo o forte aumento dos preços dos alimentos. Vendas on-line e por correspondência, que foram fortes durante a pandemia de Corona...

Menos vendas no varejo: especialista financeiro analisa números atuais
De acordo com um relatório de web.de, No ano passado, os retalhistas na Alemanha, ajustados aos preços, venderam menos do que no ano anterior. As receitas reais caíram 3,3 por cento, o que é pior do que os 3,1 por cento previstos anteriormente. No entanto, as vendas ainda estão 1,3% acima do nível de 2019 antes da pandemia corona.
As estatísticas mostram que as vendas reais no retalho alimentar caíram 3,9 por cento em 2023 em comparação com o ano anterior. Em contrapartida, as mercearias registaram um aumento de 5,9 por cento, incluindo o forte aumento dos preços dos alimentos.
As vendas online e por correspondência, que cresceram fortemente durante a pandemia corona, também registaram uma queda real nas vendas de 3,9 por cento e uma queda nominal de 0,4 por cento em 2023. O comércio retalhista de têxteis, vestuário, calçado e artigos de couro, no entanto, registou uma recuperação e gerou 2,6 por cento mais do que no ano anterior.
O aumento do valor da inflação reduz o poder de compra dos consumidores, o que significa que eles agora podem comprar menos pelo mesmo valor. Como resultado, muitas pessoas reduziram os gastos de consumo no ano passado.
Esta evolução reflecte encargos financeiros crescentes para os consumidores, o que poderá ter implicações a longo prazo para os mercados retalhistas e financeiros. O aumento da inflação e a consequente redução do poder de compra poderão aumentar ainda mais a pressão sobre os consumidores e influenciar o comportamento do consumidor e as vendas a retalho. As empresas devem adaptar-se a estas condições em mudança e adaptar as suas estratégias em conformidade, a fim de permanecerem competitivas.
Leia o artigo fonte em web.de