Como pode a economia da Alemanha voltar aos trilhos?
O consultor de gestão Stefan Schaible fala sobre a situação económica alemã e apela a mais iniciativas por parte de políticos e empresas. Saiba como ele pede reforma e inovação.

Como pode a economia da Alemanha voltar aos trilhos?
A economia alemã está actualmente numa crise enquanto a indústria apela a reformas urgentes. O presidente da Federação das Indústrias Alemãs, Siegfried Russwurm, sublinha que as medidas anteriores do governo federal não são suficientes para travar o declínio da produção industrial. No meio destes desafios, há um debate sobre quem precisa de dar o impulso para estimular novamente a economia – a política ou as empresas.
O governo federal reviu ligeiramente em alta a sua previsão para o crescimento económico na Alemanha, o que indica uma visão um pouco mais optimista do futuro. É evidente que são necessárias tanto a acção política como a iniciativa empresarial para estimular o crescimento. Stefan Schaible, chefe da consultoria de gestão Roland Berger, enfatiza a necessidade de uma abordagem cooperativa entre a política e as empresas, a fim de garantir a prosperidade e promover a inovação.
Schaible alerta para a desindustrialização na Alemanha e apela ao governo e aos líderes empresariais para que trabalhem em conjunto para definir áreas-chave onde há uma necessidade urgente de ação. Ele vê as empresas como uma força motriz para a mudança e enfatiza a necessidade de uma cultura corporativa proativa caracterizada por um espírito de inovação e criatividade. Schaible sublinha que a economia alemã tem um grande potencial, mas que é necessária uma maior vontade de agir e cooperar para superar com sucesso os desafios.