Quais são as chances de uma recessão alemã em 2024? Especialista financeiro analisa a situação atual da indústria alemã.
Segundo um relatório de www.tagesschau.de, a indústria alemã atravessa uma fase difícil, o que aponta para uma possível recessão em 2024. A produção industrial caiu 0,7 por cento em Novembro de 2023, o sexto declínio consecutivo. A tendência de longo prazo da produção industrial na Alemanha tem vindo a cair desde 2018. Os economistas temem que a Alemanha assista a outro declínio no produto interno bruto no quarto trimestre de 2023, apontando para uma possível recessão técnica. O impacto no mercado e no setor financeiro poderá ser drástico. De acordo com o economista-chefe do Commerzbank, Jörg Krämer, os dados atuais sugerem que o desempenho económico alemão...

Quais são as chances de uma recessão alemã em 2024? Especialista financeiro analisa a situação atual da indústria alemã.
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de,
A indústria alemã atravessa uma fase difícil, o que aponta para uma possível recessão em 2024. A produção industrial caiu 0,7 por cento em Novembro de 2023, o que representa a sexta queda consecutiva. A tendência de longo prazo da produção industrial na Alemanha tem vindo a cair desde 2018. Os economistas temem que a Alemanha assista a outro declínio no produto interno bruto no quarto trimestre de 2023, apontando para uma possível recessão técnica.
O impacto no mercado e no setor financeiro poderá ser drástico. De acordo com o economista-chefe do Commerzbank, Jörg Krämer, os dados actuais sugerem que a produção económica alemã diminuirá 0,3 por cento no novo ano. Outros especialistas e economistas também esperam um ponto de partida fraco para o exercício financeiro de 2024. A queda nas encomendas recebidas e a queda no índice de quilometragem de portagens dos camiões sinalizam que a indústria também enfrentará grandes desafios em 2024. A isto somam-se os problemas no retalho e o fraco consumo privado.
A deterioração das perspectivas económicas para a economia da Alemanha é um indicador importante para o Banco Central Europeu (BCE). A pressão está a aumentar para iniciar rapidamente uma reviravolta nas taxas de juro no novo ano, a fim de dar novamente à economia algum espaço para respirar. Uma combinação de inflação elevada, taxas de juro e uma economia global fraca cria um “cocktail venenoso” e coloca grandes desafios à economia.
Esta evolução poderá ter um impacto negativo no sector financeiro, uma vez que as empresas enfrentam custos de financiamento mais elevados e investimentos mais baixos. O BCE será, portanto, crucial para estabilizar a economia na Alemanha e na zona euro e colocá-la no bom caminho.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de