Como as mudanças climáticas afetam a economia? Os especialistas também veem empregos em risco devido às medidas de proteção climática – um estudo fornece respostas.
De acordo com um relatório de www.tagesspiegel.de, as alterações climáticas continuam a ser uma grande preocupação para a maioria das pessoas na Alemanha, mas muitos também vêem os empregos em risco devido às medidas de protecção climática. De acordo com um inquérito encomendado pela Fundação Bertelsmann, 54 por cento dos inquiridos afirmaram estar “muito preocupados” ou “extremamente preocupados” com as alterações climáticas. No entanto, quase 13 por cento dos inquiridos estavam “não muito” ou “nada” preocupados. Mais de dois terços dos inquiridos continuam a apoiar a transição energética (69 por cento), enquanto o apoio à transição dos transportes é de 56 por cento. No entanto, um número crescente de inquiridos também está preocupado com as consequências sociais e económicas das medidas de proteção climática. Escasso…

Como as mudanças climáticas afetam a economia? Os especialistas também veem empregos em risco devido às medidas de proteção climática – um estudo fornece respostas.
De acordo com um relatório de www.tagesspiegel.de,
As alterações climáticas continuam a ser uma grande preocupação para a maioria das pessoas na Alemanha, mas muitos também veem os empregos em risco como resultado das medidas de proteção climática. De acordo com um inquérito encomendado pela Fundação Bertelsmann, 54 por cento dos inquiridos afirmaram estar “muito preocupados” ou “extremamente preocupados” com as alterações climáticas. No entanto, quase 13 por cento dos inquiridos estavam “não muito” ou “nada” preocupados. Mais de dois terços dos inquiridos continuam a apoiar a transição energética (69 por cento), enquanto o apoio à transição dos transportes é de 56 por cento. No entanto, um número crescente de inquiridos também está preocupado com as consequências sociais e económicas das medidas de proteção climática. Quase 40 por cento acreditam que a transição energética e dos transportes põe em perigo a prosperidade e o desempenho económico da Alemanha. Além disso, três quartos dos inquiridos consideram que a transição energética é demasiado cara e 45% assumem que não reduzirá os preços da energia.
Como especialista financeiro, vejo que as preocupações com os custos da transição energética e as suas consequências sociais e económicas desempenham um papel importante. Uma proporção significativa dos inquiridos acredita que a transição energética é demasiado cara e não reduzirá os preços da energia. Estas preocupações poderão ter impacto nas decisões de investimento das empresas e dos consumidores, nomeadamente na área das energias renováveis e das tecnologias de transição energética. As empresas podem hesitar em investir nesta área se a opinião pública e as expectativas dos consumidores forem negativas. Além disso, estas preocupações poderão levar os decisores políticos a repensar as suas estratégias para promover a transição energética e potencialmente fazer ajustes para responder às preocupações da população. É importante monitorizar cuidadosamente a opinião pública e a motivação para a transição energética, a fim de responder adequadamente às preocupações e expectativas.
Leia o artigo fonte em www.tagesspiegel.de