Voltando ao trabalho: como vencer o desafio!
Descubra como as pessoas que regressam ao trabalho após uma longa ausência podem regressar ao trabalho com sucesso através de aconselhamento e formação contínua.

Voltando ao trabalho: como vencer o desafio!
Para muitas pessoas, voltar ao trabalho após uma longa pausa é um desafio. Em particular, as incertezas relativas às atuais exigências do trabalho, a necessidade de atualizar conhecimentos especializados desatualizados, bem como a compatibilidade das obrigações familiares e dos horários de trabalho representam frequentemente obstáculos. No entanto, existem também inúmeras vantagens para quem regressa ao trabalho, como a melhoria da situação financeira, o desenvolvimento de competências, a construção de contactos sociais e a estruturação da vida quotidiana. Além disso, ao regressar ao trabalho também pode adquirir valiosos pontos de pensão, cruciais para a segurança financeira na velhice, relata. Jornal do sul da Alemanha.
Os desafios associados ao regresso ao trabalho variam muito e dependem da situação de vida individual e da duração da ausência. Muitas pessoas que regressam ao trabalho têm de se adaptar a novas estruturas organizacionais e modelos de negócio, o que exige uma preparação minuciosa. As discussões com o empregador anterior ou a utilização de serviços de apoio desempenham aqui um papel importante. O Conselho de Carreira para a Vida Profissional (BBiE) da Agência Federal de Emprego oferece assistência especial que vai além do apoio a quem procura emprego.
Opções de suporte e ofertas de aconselhamento
Alto Imprensa livre O BBiE é particularmente importante para os seguintes grupos:
- Personen, die nach der Elternzeit wieder arbeiten möchten.
- Personen, die nach langjähriger Pflege von Angehörigen zurückkehren möchten.
- Personen, die einen Berufswechsel anstreben.
Os consultores BBiE fornecem informações sobre ofertas de financiamento, auxiliam na procura de reconversão profissional ou formação complementar e apoiam ativamente a procura de emprego. As marcações de consulta podem ser convenientemente organizadas online.
A reserva silenciosa
Na Alemanha, mais de três milhões de pessoas fazem parte da chamada “reserva silenciosa” do mercado de trabalho. Este grupo inclui pessoas que não estão ativas no mercado de trabalho e não recebem benefícios como o subsídio de desemprego, mas que são potencialmente capazes de trabalhar. As razões mais comuns para a inatividade incluem o trabalho de prestação de cuidados, como cuidar de familiares ou criar filhos.
Para regressar com êxito à vida activa, os potenciais regressados devem comparar as suas próprias competências com as exigências actuais. Um plano bem elaborado que também tenha em conta possíveis necessidades de formação adicional e opções de cuidados para crianças ou familiares que necessitam de cuidados pode ser uma vantagem. Ser honesto sobre a sua própria situação e lidar com os motivos da sua ausência são cruciais para um retorno bem-sucedido ao trabalho. A continuação da formação é particularmente recomendada se pretende regressar ao seu trabalho original e a ausência não foi muito longa.