Economia em foco: é assim que o processo de licenciamento de construção está sendo revolucionado!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 20 de março de 2025, a Câmara Municipal de Wuppertal apresentará um relatório sobre o progresso na digitalização e otimização das licenças de construção para promover a economia.

Am 20.03.2025 berichtet der Wuppertaler Stadtrat über Fortschritte bei der Digitalisierung und Optimierung von Baugenehmigungen zur Förderung der Wirtschaft.
Em 20 de março de 2025, a Câmara Municipal de Wuppertal apresentará um relatório sobre o progresso na digitalização e otimização das licenças de construção para promover a economia.

Economia em foco: é assim que o processo de licenciamento de construção está sendo revolucionado!

Em meados de dezembro de 2024, o conselho municipal de Wuppertal encarregou a administração de rever os processos administrativos para apoiar a economia local e identificar possíveis melhorias. Neste contexto, a chefe do departamento económico, Dra. Sandra Zeh, destaca o importante papel que as empresas desempenham em termos de empregos, posições de formação e pagamentos de impostos comerciais. O objetivo é criar um clima favorável aos investidores, caracterizado por uma ação administrativa fiável e processos de processamento e aprovação mais rápidos.

Um grupo de projeto especialmente nomeado, que inclui todos os departamentos relevantes, como construção e proteção de monumentos, desenvolvimento urbano, digitalização, departamento organizacional, bombeiros e desenvolvimento económico, já iniciou o seu trabalho. O primeiro foco é a revisão do processo de licenciamento de construção, cujas melhorias já são notáveis. 55% dos arquivos existentes, ou seja, 127 mil, foram digitalizados. Além disso, foi criado um novo microsite com informações fáceis de usar e arquivos antigos puderam ser visualizados no portal de serviços da cidade.

Medidas planejadas para otimização de processos

Um elemento importante desta otimização é a introdução de um “centro de revisão preliminar”, que permite uma avaliação rápida dos pedidos. A Dra. Sandra Zeh enfatiza que é necessário, no entanto, identificar maior potencial de otimização no processo de licença de construção. Para o efeito, serão abreviados e acelerados os processos de participação com outros órgãos relevantes, como os bombeiros, a autoridade monumental, o departamento de estradas e trânsito, o departamento de parques e o departamento ambiental.

Além disso, devem ser introduzidos prazos vinculativos para as etapas de processamento no processo de licença de construção, para que os requerentes possam acompanhar digitalmente o estado do processamento. Outro ponto da agenda é melhorar a qualidade das candidaturas apresentadas de forma incompleta, que afectam cerca de 55 por cento. Para o efeito, será introduzido um sistema de pré-reserva de consultas com suporte tecnológico para que os cidadãos possam prestar aconselhamento competente. A IHK e a associação distrital de artesãos também devem ser incluídas nas discussões, a fim de levar em conta as suas experiências e sugestões. A Comissão Económica será informada sobre o estado de implementação no dia 3 de julho e prevê aprofundar outros processos administrativos, nomeadamente na área da “imigração e integração”.

Um desenvolvimento semelhante também está a ocorrer em Frankfurt. A partir de 1º de abril de 2025, a Inspetoria de Construção de Frankfurt tratará do processo de licença de construção de forma totalmente digital. Esta decisão responde às exigências dos construtores e arquitetos por um processo moderno e transparente. O vereador Marcus Gwechenberger enfatiza a necessidade de processos administrativos digitais para cidadãos, empresas e Frankfurt como local de negócios. Ao digitalizar o processo de candidatura de edifícios, a burocracia deve ser reduzida, os tempos de processamento reduzidos e a transparência aumentada wirtschaft.hessen.de relatado.

A Inspecção da Construção de Frankfurt já começou a submeter candidaturas digitais em 2017 e é apoiada pela Ekom21, que é responsável pelo desenvolvimento de um portal central de construção digital para Hesse. O Ministro da Economia de Hesse, Kaweh Mansoori, descreve a aplicação de construção digital como um marco para a digitalização em Hesse. As vantagens incluem redução nos custos de impressão e plotagem, processamento mais rápido de aplicativos e arquivamento eficiente.