A economia da Baviera soa o alarme: os controlos fronteiriços trazem perdas enormes!
As empresas bávaras criticam controlos fronteiriços mais rigorosos, que levam à perda de vendas e a problemas logísticos.

A economia da Baviera soa o alarme: os controlos fronteiriços trazem perdas enormes!
A economia bávara criticou duramente os controlos recentemente reforçados na fronteira com a Áustria. De acordo com a IHK Munique e Alta Baviera, as empresas em Berchtesgadener Land estão a sentir particularmente os efeitos negativos. As vendas caíram até 20% nos setores de varejo, restauração e hotelaria. As empresas também relatam atrasos drásticos no tráfego de entregas, que podem durar mais de uma hora. Além disso, os passageiros transfronteiriços enfrentam frequentemente atrasos significativos. A Câmara de Comércio e Indústria apela, portanto, a uma “implementação aceitável” de controlos fronteiriços que tenha em conta todos os envolvidos.
Estes controlos fazem parte do programa eleitoral da CDU e da CSU, que se manifestaram a favor de uma segurança fronteiriça mais forte. O Ministro Federal do Interior, Alexander Dobrindt (CSU), já implementou o reforço dos controles. Neste contexto, o chefe da CSU, Markus Söder, pede um aumento no número de policiais federais para intensificar os controles. As críticas públicas da economia bávara são notáveis, uma vez que muitas grandes associações empresariais são tradicionalmente lideradas por funcionários próximos da CSU. Isto ilustra a intensidade com que são percebidos os efeitos negativos dos controlos.
Desafios para logística
As discussões sobre os controlos fronteiriços também destacam o setor da logística. A Associação Federal de Transporte Rodoviário, Logística e Eliminação (BGL) alerta que controlos fronteiriços abrangentes e permanentes podem causar sérios problemas. As empresas que dependem de entregas just-in-time são particularmente afetadas na região fronteiriça. Dirk Engelhardt, porta-voz do conselho da BGL, destaca que o cumprimento dos tempos de condução, pausa e descanso dos caminhoneiros fica ainda mais difícil devido aos atrasos.
The challenges mentioned could lead to significant additional costs for transport companies. Podem ser necessários condutores adicionais e possivelmente veículos novos para satisfazer os requisitos acrescidos. A fim de mitigar os efeitos negativos dos controlos, o BGL apela à introdução das chamadas “vias verdes” para camiões. Estas faixas especiais destinam-se a permitir uma passagem de fronteira mais rápida e, assim, otimizar os processos logísticos.
Reações políticas e perspectivas futuras
A actual discussão sobre os controlos fronteiriços é determinada não apenas por considerações económicas, mas também por desenvolvimentos políticos. Após um ataque fatal com faca em Aschaffenburg, os apelos a uma política de migração mais rigorosa tornaram-se mais fortes a nível político. O candidato a chanceler da União, Friedrich Merz, planeia impor controlos permanentes em todas as fronteiras alemãs no Bundestag. O impacto destes esforços políticos na economia e na logística continua por ver e poderá intensificar ainda mais o debate sobre as fronteiras e o seu controlo.
Em resumo, há muitas indicações de que os controlos fronteiriços poderão levar a mudanças significativas na economia e na logística da Baviera, não só a curto prazo, mas também a longo prazo. Schwäbische.de e Tagesschau.de oferecer relatórios abrangentes sobre isso.