Recuperação econômica: Rietberg comemora novo ensino médio e campus!
O prefeito Sunder enfatiza a economia como motor do desenvolvimento urbano em Rietberg, enquanto projetos inovadores avançam.

Recuperação econômica: Rietberg comemora novo ensino médio e campus!
No dia 21 de maio de 2025, aconteceu em Rietberg o “Tour de Rietberg”, organizado pelo prefeito Andreas Sunder. Cerca de 300 convidados participaram no evento, que serviu para promover um contacto de baixo nível com os cidadãos. Durante o passeio foram apresentados vários aspectos do novo liceu de Torfweg, que custou à cidade cerca de 38 milhões de euros. Isto inclui não só as salas como salas de aula e salas especializadas, mas também a utilização flexível da cafetaria, que pode facilmente ser convertida em auditório.
O passeio incluiu visitas em quatro grupos, onde os participantes também puderam conhecer as coberturas do colégio. Cerca de 1.000 alunos frequentam atualmente a escola secundária Nepomucenum Rietberg. Para terminar o dia, foram oferecidas aos convidados salsichas de caça grelhadas na hora e bebidas. Sunder aproveitou para enfatizar a importância dos negócios no desenvolvimento da cidade.
Campus Neuland em Rietberg
No âmbito do desenvolvimento económico de Rietberg, está a ser construído o Neuland Campus, um centro de inovação que pretende atrair pequenas e grandes empresas da região de Ostwestfalen-Lippe (OWL). A cerimônia de inauguração do projeto aconteceu há seis meses. O campus Neuland está programado para abrir no próximo ano e criará 90 empregos permanentes e até 380 empregos flexíveis. Também estão planejados um salão de eventos e 30 salas criativas e de conferências.
Dia do Insight
Em 10 de maio de 2025, a escola secundária Nepomucenum Rietberg ofereceu outra oportunidade de explorar o novo prédio escolar como parte do “Dia dos Insights”. Em cinco horas, cerca de 1.500 convidados visitaram as instalações e tiveram uma visão geral das novas instalações. O primeiro dia de aulas após as férias da Páscoa, ocorrido no dia 28 de abril de 2025, marcou o fim de quatro anos de intensas obras.
A escola secundária também está envolvida a nível internacional: no âmbito do projeto Erasmus+ “Água – um recurso precioso”, foram recebidos convidados internacionais no início de abril, incluindo seis alunos da escola parceira espanhola IES Santo Domingo. Além disso, estudantes do ensino secundário participaram noutros projetos Erasmus+, incluindo “Experience Democracy” em Cuneo, Itália.
A vida escolar ativa também se reflete no grupo “Chillmal”, que desenhou mandalas para convidar as pessoas para o “Dia dos Insights”, bem como na exposição educativa, que está em exibição no VEZ desde o início de março, com figuras de barro que foram criadas no curso WP 9 da Sra. Estas atividades demonstram a abordagem dinâmica do ensino médio e a transição para um novo capítulo em sua história.