Retoma económica visível: inversão de tendência à vista
O governo federal espera estabilização económica após a recessão – a indústria está a mostrar os primeiros sinais de recuperação. Visão geral das previsões do produto interno bruto.

Retoma económica visível: inversão de tendência à vista
Após meses de crise econômica, o governo federal finalmente vê luz no fim do túnel. De acordo com o actual relatório mensal do Ministério Federal da Economia, os últimos indicadores económicos apontam para uma inversão de tendência. Apesar da situação global ainda ser inconsistente, estes sinalizam uma estabilização económica gradual.
O que é particularmente encorajador é a notável recuperação da produção industrial desde o início do ano, especialmente nos sectores com utilização intensiva de energia. Ao mesmo tempo, a produção na construção aumentou acentuadamente. A normalização das licenças por doença, após um aumento significativo no final de 2023, terá provavelmente contribuído para efeitos de recuperação na produção. Apesar dos efeitos climáticos favoráveis, as encomendas industriais registaram uma evolução descendente, o que levou a uma redução das carteiras de encomendas das empresas.
O ministério enfatizou que o comércio de bens tende a evoluir positivamente. Contudo, a evolução no retalho permaneceu fraca até recentemente, apesar da estabilização gradual do poder de compra e do aumento contínuo do emprego. O clima tanto na indústria quanto nos consumidores melhorou significativamente desde o início do ano. Uma ligeira recuperação também pode ser observada no comércio exterior. No entanto, os riscos permanecem elevados devido à situação ainda fraca da ordem e às atuais incertezas geopolíticas, especialmente no Médio Oriente.
Os principais institutos de investigação económica prevêem apenas um mini-crescimento de 0,1% para o ano em curso. Um aumento mais forte do produto interno bruto, de 1,4 por cento, não é esperado até 2025.