Análises de peritos económicos: a situação económica alemã e os seus desafios
De acordo com uma reportagem de www.merkur.de, o jornal diário britânico “Financial Times” criticou a situação económica da Alemanha. O jornal compara a situação a um “acidente em câmara lenta”, referindo-se ao abrandamento da economia, aos reveses políticos e à perda de confiança na coligação governamental. A economia alemã contraiu 0,3 por cento em 2023, tornando-a a grande economia com pior desempenho do mundo, de acordo com o Financial Times. Espera-se que estes problemas económicos continuem este ano. As críticas à coligação governamental e a crescente popularidade da Alternativa para a Alemanha (AfD), extremista de direita, podem levar à instabilidade política...

Análises de peritos económicos: a situação económica alemã e os seus desafios
De acordo com um relatório de www.merkur.de, o jornal diário britânico “Financial Times” criticou a situação económica da Alemanha. O jornal compara a situação a um “acidente em câmara lenta”, referindo-se ao abrandamento da economia, aos reveses políticos e à perda de confiança na coligação governamental.
A economia alemã contraiu 0,3 por cento em 2023, tornando-a a grande economia com pior desempenho do mundo, de acordo com o Financial Times. Espera-se que estes problemas económicos continuem este ano.
As críticas à coligação governamental e a crescente popularidade da Alternativa para a Alemanha (AfD), extremista de direita, podem levar à instabilidade política e ter um impacto negativo no mercado. O crescente desconforto entre a população também enfraqueceu a confiança na economia e a popularidade da coligação governamental.
Os subsídios ao diesel agrícola cancelados e os problemas da indústria automóvel alemã devido à tendência para os veículos eléctricos enfraqueceram ainda mais a confiança na economia alemã.
O “Financial Times” sublinha também que o travão da dívida e as divergências políticas dentro da coligação governamental estão a agravar a situação. Recomenda-se que o freio à dívida seja flexibilizado para permitir empréstimos para financiar investimentos públicos.
Globalmente, os problemas económicos e políticos da Alemanha poderão conduzir a uma incerteza considerável no mercado e no sector financeiro. O descontentamento crescente poderá levar à instabilidade política, o que, por sua vez, poderá perturbar os investidores e prejudicar o desenvolvimento económico.
Leia o artigo fonte em www.merkur.de