Cimeira económica em Lippe: Exigindo uma saída para a crise!
Evento para fortalecer a economia de Lippe em 4 de julho de 2025: Especialistas pedem mais confiança e menos regulamentação.

Cimeira económica em Lippe: Exigindo uma saída para a crise!
No dia 4 de julho de 2025 ocorreu um importante evento para fortalecer Lippe e a Alemanha como sede de negócios. O evento, organizado pelos principais representantes da Câmara de Comércio e Indústria de Lippe, atraiu numerosos tomadores de decisão. Entre os convidados estavam Svenja Jochens, gerente geral da IHK Lippe, Oliver Voßhenrich, vice-presidente da IHK, e Volker Steinbach, presidente da IHK. Peter Adrian, Presidente da Associação Alemã de Câmaras de Indústria e Comércio (DIHK), também participou para partilhar as suas perspectivas sobre a actual situação económica.
A crise económica atingiu duramente as empresas locais, o que ficou claro nas contribuições dos participantes. Foram expressas grandes expectativas em relação às políticas federais e estaduais para restaurar o crescimento. Peter Adrian destacou que as empresas precisavam de mais confiança em vez de regulamentação adicional. Ele enfatizou a necessidade de uma estratégia fundamental para a Alemanha garantir a competitividade.
Exigências de alívio
Um ponto central no discurso de Adrian foi o documento de impulso do DIHK, que estabeleceu como prioridades a redução da burocracia, a redução dos preços da energia e a expansão da infra-estrutura. As preocupações sobre os resultados recentes do inquérito, que mostram que menos de um quarto das empresas planeiam investir mais, foram partilhadas pelos participantes. Além disso, o interesse em iniciar um negócio atingiu um nível recorde. Muitas empresas estão transferindo sua produção para o exterior ou desistindo. Nesta situação, é crucial questionar as regulamentações governamentais que são percebidas como dificultadoras.
Na discussão subsequente, Melanie Lehmann e Oliver Voßhenrich apoiaram os apelos de Adrian para uma cooperação mais colaborativa. Svenja Jochens agradeceu a Adrian e apelou aos políticos para que vejam as empresas como parceiras. O evento terminou com um buffet que proporcionou aos convidados muitas oportunidades de troca de ideias.
Sobre Pedro Adriano
Peter Adrian, nascido em 20 de fevereiro de 1957 em Colônia, tem uma trajetória profissional impressionante. Depois de terminar o ensino médio e se formar como banqueiro, estudou economia. Fundou diversas empresas e ocupou diversos cargos importantes na Câmara de Comércio e Indústria e no DIHK. É presidente do DIHK desde março de 2021 e traz uma vasta experiência para a discussão sobre os desafios económicos da Alemanha. DIHK relata sobre a carreira de Adrian.
O efeito sinalizador do evento poderá ser decisivo para a futura orientação económica da Alemanha. Resta saber como o nível político reagirá às exigências dos empresários. Blomberg Nachrichten relata o evento.