Crescimento económico na Alemanha: Perspetivas positivas a longo prazo, apesar do menor crescimento a curto prazo
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, a OCDE prevê um desenvolvimento positivo da produtividade a longo prazo na Alemanha e na área do euro, o que poderá levar ao crescimento económico a longo prazo. No entanto, espera-se inicialmente que o crescimento económico na Alemanha seja inferior ao esperado devido às consequências da disputa orçamental. O relatório mostra que a Alemanha dependerá do aumento da produtividade a longo prazo, o que poderá ter um impacto positivo no produto interno bruto per capita. Um aumento da produtividade também poderia compensar as alterações demográficas. No entanto, prevê-se que o crescimento económico seja menor no próximo ano devido à disputa orçamental. Tanto o Instituto Alemão de Pesquisa Econômica (DIW) quanto o Instituto de Munique...

Crescimento económico na Alemanha: Perspetivas positivas a longo prazo, apesar do menor crescimento a curto prazo
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, a OCDE prevê um desenvolvimento positivo da produtividade a longo prazo na Alemanha e na área do euro, o que poderá levar ao crescimento económico a longo prazo. No entanto, espera-se inicialmente que o crescimento económico na Alemanha seja inferior ao esperado devido às consequências da disputa orçamental.
O relatório mostra que a Alemanha dependerá do aumento da produtividade a longo prazo, o que poderá ter um impacto positivo no produto interno bruto per capita. Um aumento da produtividade também poderia compensar as alterações demográficas. No entanto, prevê-se que o crescimento económico seja menor no próximo ano devido à disputa orçamental. Tanto o Instituto Alemão de Investigação Económica (DIW) como o Instituto Ifo de Munique reviram em baixa as suas previsões de crescimento.
Enquanto o DIW prevê um crescimento económico de 0,6 por cento para o próximo ano, o Instituto ifo reduz a sua previsão para um aumento de 0,9 por cento. Ambos os institutos culpam a disputa orçamental da coligação dos semáforos pelo provável declínio no desempenho económico, apesar do acordo. A longo prazo, isto poderá abrandar o desenvolvimento económico e pôr em perigo a competitividade da Alemanha.
A incerteza causada pelos cortes orçamentais do governo federal aumenta a vontade dos consumidores de poupar e reduz a vontade das empresas e das famílias de investir. A preocupação com tempos incertos leva os consumidores a acumular reservas financeiras em vez de gastar dinheiro.
Depois de analisar os factos do artigo, pode-se assumir que a disputa orçamental terá um impacto negativo no crescimento económico no curto prazo, enquanto o aumento da produtividade poderá ter um efeito positivo no longo prazo. A poupança dos consumidores e das empresas também poderá levar a um abrandamento do crescimento económico. Isto poderia influenciar o desenvolvimento do mercado e a competitividade da Alemanha.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de