Crise na construção habitacional: as licenças em Baden-Württemberg estão em colapso!
Economia: O declínio nas licenças de construção na Alemanha em 2025 põe em perigo a habitação a preços acessíveis e exige medidas políticas.

Crise na construção habitacional: as licenças em Baden-Württemberg estão em colapso!
A construção habitacional na Alemanha apresenta tendências alarmantes no início de 2025. Uma análise atual mostra que o número de apartamentos aprovados continua a diminuir, o que poderá agravar ainda mais a situação já tensa no mercado imobiliário. No primeiro trimestre de 2024, apenas 6.100 apartamentos foram aprovados em Baden-Württemberg, o que representa uma diminuição de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Os novos edifícios são particularmente afetados; Aqui foram emitidas 4.674 licenças para novos edifícios residenciais, uma diminuição de 9%, segundo o Jornal do sul da Alemanha relatado.
No entanto, regista-se uma evolução positiva na área das habitações unifamiliares: as aprovações subiram 22% para 1.203. Em contrapartida, as casas e dormitórios bifamiliares e multifamiliares registaram um declínio. Esta evolução reflecte-se também nos números da indústria da construção, que já caminha para um ano de mínimo histórico. Em 2024, o número total de apartamentos aprovados caiu para 26.969 – uma descida de quase um quarto face aos anos anteriores.
Uma tendência preocupante
Os dados mostram que as licenças diminuíram drasticamente nos últimos anos: de 54.557 em 2021 para 50.083 em 2022 e para 35.481 em 2023. Esta evolução negativa coloca sérios desafios à indústria da construção e os empregadores estão pessimistas quanto a uma rápida recuperação. Thomas Möller, diretor-gerente da Südwest-Bauwirtschaft, disse que não há nenhuma reversão de tendência à vista. As aprovações geralmente precedem a conclusão da construção em pelo menos um a dois anos, o que coloca uma pressão adicional sobre o futuro do mercado imobiliário.
O aumento dos custos de construção é outro factor que agrava a situação. Em novembro de 2024, os custos de construção aumentaram 3,1%. A combinação de aumentos de preços de materiais e energia, bem como taxas de juro de empréstimos mais elevadas, está a tornar a construção não lucrativa para muitas empresas. Quase 8.500 empresas estavam ativas na indústria da construção em 2024, mas a pressão sobre estas empresas está a aumentar.
Necessidade urgente de ação
A habitação acessível continua a ser um dos desafios sociais mais prementes na Alemanha. Segundo a Associação Principal da Indústria da Construção Alemã, a evolução negativa do mercado imobiliário não surpreende e prevê-se mais um ano difícil para a indústria da construção. Apesar das taxas de juro hipotecárias ligeiramente mais baixas, a incerteza económica permanece e complica ainda mais a situação.
Tim-Oliver Müller, gerente geral da associação principal, enfatiza que a construção de moradias é, em última análise, também uma questão de política social e de localização. Ele apela, portanto, ao novo governo federal para que crie um ambiente de mercado confiável que permita um planeamento estável e uma construção habitacional sustentável. A necessidade de programas de financiamento claros e de uma simplificação da burocracia são cruciais para superar os desafios da construção habitacional. Müller também alerta que a falta de habitação acessível pode levar a tensões sociais que prejudicam o bem-estar da sociedade.
Em resumo, existe uma tendência preocupante que afecta não só a indústria da construção, mas também a estrutura social na Alemanha. Os próximos meses serão cruciais para enfrentar os desafios na construção de habitação e iniciar uma recuperação. A inovação e a ação política são essenciais para reduzir a pressão sobre o mercado imobiliário antes que a situação se torne ainda mais crítica. O novo governo tem a responsabilidade de criar as condições necessárias para avançar na construção de habitação Site da sede da associação mostra.