Wuppertal inicia Smart Circular: O futuro da economia circular começa!
Wuppertal lança o "Smart Circular", um projeto para fortalecer a economia sustentável através da economia circular e de iniciativas locais.

Wuppertal inicia Smart Circular: O futuro da economia circular começa!
O Centro de Competência de Cidade Inteligente em Wuppertal lançou hoje, 22 de maio de 2025, o projeto “Smart Circular Wuppertal” para fortalecer a cidade como um lugar sustentável para viver e fazer negócios. No âmbito desta iniciativa, a economia circular é particularmente enfatizada para desenvolver novos modelos de negócio circulares. Esta medida é realizada em conjunto com o projeto em curso “Smart Waste Valley”, que também aposta na sustentabilidade e na conservação de recursos. O projeto é apoiado pelo programa de financiamento estatal “Circular Economy – CircularCities.NRW”, que disponibilizará cerca de 2,2 milhões de euros até 2028.
A visão do “Smart Circular Wuppertal” é o uso múltiplo de matérias-primas e materiais, a fim de reduzir significativamente o consumo de recursos e promover a criação de valor local. Esta iniciativa visa fortalecer a economia regional. No âmbito do projeto serão realizados dois projetos-piloto, que representam medidas concretas para implementar os objetivos declarados.
Projetos piloto para reduzir CO₂
O primeiro projeto piloto “WiederGut” visa iniciativas de reparação de redes no distrito de Arrenberg. É dada especial ênfase à redução das emissões de CO₂ através da reparação de itens. Esta iniciativa também é importante porque quase 900 000 toneladas de equipamentos eléctricos e electrónicos irão acabar como resíduos na Alemanha em 2022. O projecto fornece uma representação visual da poupança de carbono, por exemplo através de mapas interactivos e histórias para aumentar a consciencialização de que muitos dispositivos avariados ainda são reparáveis, incluindo máquinas de café, electrodomésticos de cozinha e computadores. Além disso, está a ser desenvolvido um conceito para registar e visualizar dados de reparação que deverá ser fácil de utilizar para iniciativas voluntárias.
O segundo projeto piloto “MehrwegTal” centra-se na oferta de almoço sustentável. Aqui, os pratos orgânicos regionais são oferecidos em embalagens reutilizáveis, o que apoia ainda mais a abordagem da economia circular. Toda a cadeia de valor é tida em conta, desde a produção até à devolução dos contentores. Em colaboração com a Universidade para o Desenvolvimento Sustentável de Eberswalde (HNEE), estão a ser desenvolvidos padrões de embalagem e processo para permitir um sistema padronizado de entrega e troca eletrónica de dados entre os parceiros para alimentos sem embalagem.
Parcerias e colaboração
Parceiros importantes para o projeto são o Instituto Wuppertal, o CSCP, a New Efficiency gGmbH e o projeto social Aufbruch am Arrenberg (Arrenbergstatt). A sua experiência dará uma contribuição decisiva para alcançar os objetivos do projeto e desenvolver de forma sustentável a cidade de Wuppertal. Através da combinação de inovação e cooperação, a “Smart Circular Wuppertal” esforça-se por criar uma sociedade urbana sustentável e poupadora de recursos, que não seja apenas amiga do ambiente, mas também economicamente bem-sucedida. Os interessados podem encontrar mais informações sobre o projeto no site Cidade de Wuppertal e o Cidade Inteligente Wuppertal.