Cortes nas taxas de juros: o que significam para o mercado de ações, o setor imobiliário e os poupadores?
Segundo reportagem do www.br.de, a previsão para 2024 é de que os juros provavelmente caiam. Esta evolução já está a ter impacto no mercado bolsista, no mercado imobiliário e nos consumidores. Os mercados já anteciparam os cortes nas taxas de juro e fixaram-nos nos preços correntes. As taxas de juro já caíram para os construtores e consumidores, o que tem um impacto positivo nas opções de financiamento. Mas para os aforradores isso poderá significar que os dias de taxas de juro elevadas sobre os investimentos acabarão em breve. Esperando impacientemente por cortes nas taxas de juro por parte da Fed e do BCE Os cortes previstos nas taxas de juro já estão a ter um impacto nos mercados, tal como são esperados pelos participantes no mercado. …

Cortes nas taxas de juros: o que significam para o mercado de ações, o setor imobiliário e os poupadores?
De acordo com um relatório de www.br.de, a previsão para 2024 é que as taxas de juros provavelmente cairão. Esta evolução já está a ter impacto no mercado bolsista, no mercado imobiliário e nos consumidores. Os mercados já anteciparam os cortes nas taxas de juro e fixaram-nos nos preços correntes. As taxas de juro já caíram para os construtores e consumidores, o que tem um impacto positivo nas opções de financiamento. Mas para os aforradores isso poderá significar que os dias de taxas de juro elevadas sobre os investimentos acabarão em breve.
Esperando impacientemente por cortes nas taxas de juros por parte do Fed e do BCE
As reduções previstas nas taxas de juro já estão a ter um impacto nos mercados, tal como são esperados pelos participantes no mercado. O Banco Central Europeu (BCE) poderá afrouxar a sua política monetária já na Primavera para ter em conta a inflação mais baixa na área do euro.
As taxas de juros para consumidores e construtoras já caíram
Os especialistas do Dr. Klein relatam que os preços do financiamento à construção caíram significativamente em novembro. As taxas de juros baratas para empréstimos ficaram entre 3,69% e 4,23% – dependendo dos termos.
Taxas de juros sobre poupança em queda, mas taxas de inflação em queda ainda maior
Para os aforradores, as previsões ainda são estáveis por enquanto, uma vez que uma taxa de juro de 4,0 por cento sobre os depósitos a prazo fixo ainda deverá ser possível no final de 2023 e nos primeiros dois trimestres de 2024. A inflação baixa e as taxas de juro elevadas sugerem que a economia está algo paralisada neste momento, especialmente na Alemanha.
Taxas de juro mais baixas são particularmente importantes para a Alemanha
A fraca economia alemã e a ameaça de recessão poderão levar o BCE a aliviar rapidamente a sua política monetária, a fim de permitir uma “aterragem suave” para a economia.
Deutsche Bank espera que cortes nas taxas de juros ocorram rapidamente
O Deutsche Bank prevê que o BCE poderá reduzir as taxas de juro do euro já em Abril de 2024, e não no final do ano.
Os cortes nas taxas de juros poderiam ser “mais cedo, mais rápidos, mais distantes e mais claros”.
Está até a ser discutido que poderá haver cortes nas taxas de juro já em Março, o que empurraria a taxa de juro directora 1,5 por cento abaixo do nível actual.
Forte impacto em ativos como ações e imóveis
As taxas de juros mais baixas podem ter um forte impacto em ativos como ações e imóveis. Uma paralisação na construção de habitação também tem consequências para o crescimento económico e o emprego.
As previsões de redução das taxas de juro já estão a ter impacto nos mercados e na economia e poderão contribuir para uma recuperação da economia alemã no futuro.
Leia o artigo fonte em www.br.de