Zurique cancela corte de impostos: população cética em relação às grandes empresas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Zurique e Basileia discutem reduções fiscais: mudança de crenças sobre eficiência económica e novas medidas de apoio às empresas.

Zürich und Basel diskutieren Steuersenkungen: Wandel der Überzeugungen zur Wirtschaftlichkeit und neue Fördermaßnahmen für Unternehmen.
Zurique e Basileia discutem reduções fiscais: mudança de crenças sobre eficiência económica e novas medidas de apoio às empresas.

Zurique cancela corte de impostos: população cética em relação às grandes empresas!

A atual discussão política sobre política tributária mostra claras mudanças na percepção da atratividade fiscal. Isto é particularmente claro em Zurique, onde a crença generalizada de que os benefícios económicos também beneficiam a população em geral está a ser cada vez mais questionada. De acordo com um relatório de SRF Muitos residentes de Zurique já não acreditam que seja necessária uma redução de um ponto percentual nos impostos sobre as sociedades. Há uma opinião crescente nos círculos conservadores de que Zurique já é suficientemente atraente do ponto de vista económico, sem ter de fazer mais cortes fiscais.

Há também preocupações de que a redução de impostos possa aumentar ainda mais os aluguéis de apartamentos. Cada vez mais pessoas são da opinião de que os danos para o tesouro cantonal decorrentes de uma redução de impostos são maiores do que os possíveis benefícios para as grandes empresas. Estas mudanças de opinião também se refletem nas votações.

Basileia-Stadt como pioneira

Como Cidade de Basileia relatórios, a introdução da tributação mínima da OCDE de 15% para grandes empresas internacionais já conduziu a uma carga fiscal adicional. Sem contramedidas, isto poderia ter efeitos negativos na economia nacional e nas finanças cantonais. Para contrariar esta situação, Basel-Stadt colocou um foco central na promoção da localização que se concentra na inovação, na sociedade e no ambiente.

Medidas planejadas para promover o local

Para garantir a estabilidade económica, as empresas deverão poder candidatar-se a contribuições de financiamento ou créditos fiscais a partir de 2025. Na área da inovação, as despesas com pessoal para investigação e desenvolvimento, bem como os compromissos de localização, são apoiados financeiramente. Existe apoio financeiro à sociedade para a licença parental voluntária através do mínimo legal e de novos tipos de colaboração em investigação. Estão também previstas medidas amigas do ambiente para reduzir os gases com efeito de estufa e promover a eficiência energética.

Um recém-criado “Fundo Inovação-Sociedade-Ambiente” apoiará a implementação destas medidas com fundos anuais de 150 a 300 milhões de francos. Em termos de tributação, está previsto um segundo nível tarifário de 8,5% para lucros superiores a 50 milhões de francos para o imposto cantonal sobre lucros durante dez anos. Além disso, a redução máxima devida ao regime de patentes é reduzida de 40% para 5% do lucro tributável.

Estas medidas destinam-se a proporcionar segurança de planeamento às empresas e a garantir que as pequenas empresas e as start-ups não sofrem com as novas regulamentações. No geral, espera-se que o governo federal gere receitas adicionais de 270 a 310 milhões de francos anualmente. Desta forma, Basel-Stadt mostra que é possível tomar medidas que podem beneficiar tanto a economia como a sociedade.