75 anos após a reforma monetária: Olaf Scholz promete um novo milagre económico
20 de junho de 2023 marca o 75º aniversário da reforma monetária da Alemanha Ocidental. Resultou num milagre económico inesperado e emergiu uma ampla classe média. Ludwig Erhard, que foi Ministro da Economia da República Federal da Alemanha de 1949 a 1963 e é considerado o pai da economia social de mercado, deu justamente ao seu livro publicado em 1957 o título “Prosperidade para Todos”. No entanto, poucos alemães parecem acreditar na promessa feita hoje pelo Chanceler Olaf Scholz de que a transformação verde da economia trará um novo milagre económico. A planeada “transformação verde” da economia sob a liderança do chanceler Olaf Scholz aparentemente desperta cepticismo entre muitos alemães sobre se realmente irá...

75 anos após a reforma monetária: Olaf Scholz promete um novo milagre económico
20 de junho de 2023 marca o 75º aniversário da reforma monetária da Alemanha Ocidental. Resultou num milagre económico inesperado e emergiu uma ampla classe média. Ludwig Erhard, que foi Ministro da Economia da República Federal da Alemanha de 1949 a 1963 e é considerado o pai da economia social de mercado, deu justamente ao seu livro publicado em 1957 o título “Prosperidade para Todos”. No entanto, poucos alemães parecem acreditar na promessa feita hoje pelo Chanceler Olaf Scholz de que a transformação verde da economia trará um novo milagre económico.
A planeada “transformação verde” da economia sob a liderança do Chanceler Olaf Scholz aparentemente desperta cepticismo entre muitos alemães sobre se irá realmente levar a um novo milagre económico. De acordo com um relatório de www.welt.de, os alemães estão céticos quanto à prometida recuperação económica. Este cepticismo poderá ter impacto em diversas áreas da indústria financeira.
Impacto no mercado
A falta de credibilidade do prometido milagre económico poderá gerar incerteza no mercado. Os investidores podem hesitar em investir dinheiro em projetos planeados como parte da transformação verde. Isto poderá levar a uma diminuição do investimento e ao consequente declínio do crescimento económico.
Impacto no setor financeiro
O cepticismo público também poderá levar a uma abordagem mais cautelosa às questões de financiamento e investimento. Os bancos e outras instituições financeiras poderão tornar-se mais relutantes em conceder empréstimos, o que poderá ter um impacto negativo na economia. Além disso, os produtos financeiros relacionados com a transformação verde poderão tornar-se menos atrativos.
Leia o artigo fonte em www.welt.de