Clima de alarme para a Alemanha: FMI prevê crescimento lento!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O FMI alerta para o fraco crescimento na Alemanha e apela a reformas. São necessários investimentos em infraestrutura.

Clima de alarme para a Alemanha: FMI prevê crescimento lento!

A actual previsão de crescimento do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a Alemanha é alarmante: no próximo ano, o FMI espera um crescimento de apenas 0,9 por cento para a economia alemã. Estes números deixam claro que a Alemanha poderia ocupar a retaguarda entre os grandes países industrializados Mercúrio relatado.

A chefe executiva do DIHK, Helena Melnikov, está particularmente preocupada, descrevendo a previsão do FMI como um “alerta”. A fraqueza da indústria alemã, especialmente no sector automóvel, poderá ter um sério impacto no emprego. Cerca de quatro milhões de empregos são afectados pelas restrições à exportação de terras raras impostas pela China, o que está a colocar uma pressão adicional sobre a produção alemã.

Riscos e desafios

Os intervenientes económicos alemães enfrentam vários desafios. Em particular, a política económica errática dos EUA e o conflito comercial com a China são identificados como riscos. Moritz Schularick, Presidente do Instituto para a Economia Mundial, apela a investimentos urgentes em infra-estruturas e tecnologia para resolver problemas estruturais.

O Presidente do DIHK apela à coragem para reformar. Um “trabalho de casa” importante é reduzir a burocracia, reduzir os custos energéticos e os impostos e modernizar o Estado-providência. O crescimento económico também é gravemente afectado pelas incertezas na situação comercial. Como nação exportadora, a Alemanha é particularmente afetada pela política aduaneira dos EUA, que tem um impacto negativo no comércio externo.

Investimentos e perspectivas futuras

Para enfrentar estes desafios, a Alemanha está a planear investimentos recorde através de um fundo especial de mais de 500 mil milhões de euros, que será utilizado para infraestruturas e neutralidade climática até 2045. O vice-chanceler e ministro das Finanças, Lars Klingbeil, está a recrutar investidores para este fundo especial em Washington. O chefe do DIHK apelou ao governo federal para iniciar reformas contínuas para promover um maior crescimento.

Numa comparação internacional, o crescimento económico da Alemanha deverá permanecer baixo nos próximos anos. Embora o FMI espere mesmo um crescimento de 1,0 por cento para 2024, as previsões para 2026 são de 1,3 por cento, com o governo federal alemão a planear de forma mais optimista do que o FMI, que estima um crescimento de 0,9 por cento ( Tempo ).

Previsões de crescimento global

Tagesschau berichtet.

Os fluxos comerciais globais estão a mudar cada vez mais e mostram que a China está a orientar-se mais para a Ásia e a Europa. Estas mudanças são particularmente importantes para a economia europeia, que deve permanecer estável para enfrentar os desafios de uma economia global em desaceleração. No entanto, o economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, expressou expectativas positivas sobre investimentos mais elevados que poderiam estimular o crescimento na Europa.

Os desenvolvimentos ao longo dos próximos meses serão decisivos para determinar se a Alemanha será capaz de superar as dificuldades previstas e manter a sua posição como país líder em exportações.