Indústria do alumínio na Alemanha: desenvolvimento dramático em 2023 – perspectivas para 2024 preocupantes
De acordo com um relatório da reciclagemportal.eu, a indústria de alumínio da Alemanha está numa grave crise. A produção regista quedas significativas, especialmente na produção primária, que caiu 45 por cento. Isto se deve aos altos custos de energia e à fraca economia. As empresas também enfrentam uma concorrência crescente de importadores de países terceiros onde os padrões ambientais, sociais e éticos são mais baixos. O impacto desta crise no mercado é significativo. O declínio drástico da produção da indústria do alumínio não só tem um impacto direto no emprego e na economia, mas também em toda a cadeia de abastecimento. Além disso, a Alemanha está a perder a sua posição como...

Indústria do alumínio na Alemanha: desenvolvimento dramático em 2023 – perspectivas para 2024 preocupantes
De acordo com um relatório de reciclportal.eu, a indústria de alumínio da Alemanha está em grave crise. A produção regista quedas significativas, especialmente na produção primária, que caiu 45 por cento. Isto se deve aos altos custos de energia e à fraca economia. As empresas também enfrentam uma concorrência crescente de importadores de países terceiros onde os padrões ambientais, sociais e éticos são mais baixos.
O impacto desta crise no mercado é significativo. O declínio drástico da produção da indústria do alumínio não só tem um impacto direto no emprego e na economia, mas também em toda a cadeia de abastecimento. Além disso, a Alemanha está a perder a sua posição como maior produtor de alumínio primário na UE. O encerramento de uma das restantes quatro fundições de alumínio alemãs mostra a gravidade da situação.
As perspectivas para 2024 também são sombrias, com as empresas membros da Aluminium Germany (AD) preocupadas com a falta de valorização e apoio político à prosperidade industrial. O excesso de regulamentação e os encargos adicionais estão a exercer ainda mais pressão sobre as empresas.
Globalmente, é de recear que a crise na indústria do alumínio na Alemanha tenha um impacto negativo em todo o mercado industrial e de trabalho. A necessidade urgente de políticas energéticas e económicas inteligentes para apoiar a indústria será crítica nos próximos anos.
Leia o artigo original em reciclportal.eu