Análise: Estará o Presidente Erdogan a manter a sua nova política monetária à medida que a inflação aumenta dramaticamente na Turquia?
De acordo com um relatório do www.businessinsider.de, a inflação na Turquia regressou a quase 60% em Agosto e a moeda local, a lira, está novamente sob pressão. O banco central aumentou recentemente as taxas de juro duas vezes, marcando uma viragem de 180 graus na política do Presidente Erdogan. No entanto, é duvidoso que os mercados financeiros confiem no novo rumo de Erdogan. O grave impacto da inflação elevada na Turquia deve-se ao facto de a lira fraca tornar as importações mais caras. Isto, por sua vez, leva a um aumento geral no preço dos bens para os consumidores. Além disso, o governo de Ancara aumentou impostos importantes para reduzir custos em...

Análise: Estará o Presidente Erdogan a manter a sua nova política monetária à medida que a inflação aumenta dramaticamente na Turquia?
De acordo com um relatório do www.businessinsider.de, a inflação na Turquia regressou a quase 60% em Agosto e a moeda local, a lira, está novamente sob pressão. O banco central aumentou recentemente as taxas de juro duas vezes, marcando uma viragem de 180 graus na política do Presidente Erdogan. No entanto, é duvidoso que os mercados financeiros confiem no novo rumo de Erdogan. O grave impacto da inflação elevada na Turquia deve-se ao facto de a lira fraca tornar as importações mais caras. Isto, por sua vez, leva a um aumento geral no preço dos bens para os consumidores. Além disso, o governo de Ancara aumentou impostos importantes para financiar os custos associados a um grande terramoto e para estabilizar o orçamento do Estado. Apesar das múltiplas subidas das taxas de juro, a taxa de câmbio da lira ainda está perto de mínimos históricos, reflectindo a incerteza sobre a política monetária futura e o novo rumo de Erdogan. A nomeação de especialistas para posições-chave e o aumento da taxa de juro directora para 25 por cento mostram que o banco central turco está determinado a conter a inflação. No entanto, resta saber se esta abordagem se revelará eficaz. Espera-se que esta evolução da inflação na Turquia conduza a novas desvalorizações da lira e enfraqueça ainda mais a confiança dos mercados financeiros na economia turca. É incerto se o Presidente Erdogan será capaz de implementar a sua nova política monetária a longo prazo e como a situação irá afectar a indústria financeira internacional.
Leia o artigo original em www.businessinsider.de