O desemprego na Áustria aumenta dramaticamente em 6,9 por cento!
O desemprego na Áustria aumentou 6,9% em maio de 2025. Setores como a indústria e os cuidados de saúde foram gravemente afetados.
O desemprego na Áustria aumenta dramaticamente em 6,9 por cento!
No final de maio de 2023, um total de 375.347 pessoas na Áustria estavam registadas no Serviço Público de Emprego (AMS) como desempregadas ou em formação. Destes, 296.140 pessoas estavam desempregadas, enquanto 79.207 participantes frequentavam cursos de formação em AMS. Comparativamente ao mesmo mês do ano passado, o número de desempregados e participantes em formação aumentou 6,9 por cento, o que corresponde a 24.196 pessoas adicionais. Isto levou a um aumento da taxa de desemprego de 0,5 pontos percentuais, para 6,9 por cento, o padrão relatado.
O aumento dos números do desemprego na Áustria tem sido observado desde Abril de 2023. Os investigadores económicos da Wifo e do IHS prevêem um terceiro ano de recessão para 2023 e esperam um novo aumento do desemprego. O membro do conselho de administração da AMS, Johannes Kopf, comentou a situação actual e enfatizou que sem um crescimento económico substancial, o desemprego não diminuirá, apesar de uma oferta crescente de mão-de-obra.
Desenvolvimentos específicos da indústria
Vários sectores-chave são particularmente afectados pelo aumento do desemprego. Na produção de bens e na indústria, registou-se o maior aumento percentual de desempregados e participantes em formação face ao mesmo mês do ano passado, com um aumento de 13,8 por cento. O desemprego também aumentou 12 por cento no sector da saúde e dos serviços sociais, enquanto o sector retalhista registou um aumento de 9,3 por cento. Além disso, registou-se um aumento nos transportes e armazenagem de 6,8 por cento e na restauração e alojamento de 6,5 por cento, pelo que sn.at.
O desemprego na construção e no emprego temporário manteve-se quase inalterado, com aumentos de apenas 0,1 por cento e 0,3 por cento. Esta evolução mostra uma clara dependência do sector em relação ao desemprego e realça os desafios que a economia enfrenta.
Previsões para o futuro
Para maio de 2025 está previsto um número de 3,965 milhões de pessoas empregadas, o que corresponde a um aumento de 2.000 trabalhadores face ao ano anterior. No entanto, esses números positivos em matéria de emprego poderão ser obscurecidos pelo desemprego persistentemente elevado e pelas incertezas económicas. Resta saber se a política económica pode proporcionar o estímulo necessário para reduzir a taxa de desemprego.