A elevada proporção de trabalhadores austríacos com acordos colectivos – um olhar para a Europa.
De acordo com um relatório de www.derstandard.de, 98 por cento dos trabalhadores empregados na Áustria estão abrangidos por um acordo colectivo. Isto faz do país um dos líderes da Europa, com apenas a Itália a ter uma cobertura ainda maior, de 100 por cento. Em contraste, a cobertura na Lituânia é de apenas 8 por cento, colocando o país no último lugar da UE nesta área. O elevado nível de cobertura através de acordos colectivos na Áustria significa que a maioria dos trabalhadores beneficia de salários mínimos fixos e de condições de trabalho. Os acordos coletivos são geralmente negociados entre associações patronais e sindicatos e aplicam-se a indústrias ou setores inteiros da economia. Eles garantem que os funcionários tenham...

A elevada proporção de trabalhadores austríacos com acordos colectivos – um olhar para a Europa.
De acordo com um relatório de www.derstandard.de, 98 por cento dos trabalhadores empregados na Áustria estão abrangidos por um acordo colectivo. Isto faz do país um dos líderes da Europa, com apenas a Itália a ter uma cobertura ainda maior, de 100 por cento. Em contraste, a cobertura na Lituânia é de apenas 8 por cento, colocando o país no último lugar da UE nesta área.
O elevado nível de cobertura através de acordos colectivos na Áustria significa que a maioria dos trabalhadores beneficia de salários mínimos fixos e de condições de trabalho. Os acordos coletivos são geralmente negociados entre associações patronais e sindicatos e aplicam-se a indústrias ou setores inteiros da economia. Eles garantem que os funcionários recebam um salário justo e sejam protegidos da exploração.
Os efeitos desta elevada taxa de cobertura são múltiplos. Por um lado, conduz a uma desigualdade de rendimentos comparativamente baixa na Áustria. Os funcionários recebem um salário adequado que lhes permite ganhar a vida. Isto também ajuda a estabilizar o mercado de trabalho e aumenta a segurança social.
Outro efeito é que o elevado nível de cobertura através de acordos colectivos influencia a concorrência entre empresas. Como os custos salariais são fixos em muitos setores, as empresas têm menos margem de manobra para competir por trabalhadores com salários mais baixos. Isto poderia levar a preços mais elevados para produtos e serviços, uma vez que as empresas precisam de compensar os seus custos de outras formas.
Globalmente, pode dizer-se que o elevado nível de cobertura através de convenções colectivas na Áustria tem um impacto positivo no mercado de trabalho e reforça os direitos dos trabalhadores. Ajuda a reduzir a desigualdade e garante condições de trabalho justas. O mercado austríaco caracteriza-se por um bom equilíbrio entre os interesses dos empregadores e dos trabalhadores.
Fonte:
De acordo com um relatório de www.derstandard.de
Leia o artigo fonte em www.derstandard.de