As empresas alemãs hesitam: os investimentos nos EUA atingem um mínimo histórico!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As empresas alemãs hesitam em investir nos EUA; a incerteza da política económica foi analisada como as principais razões.

As empresas alemãs hesitam: os investimentos nos EUA atingem um mínimo histórico!

As empresas alemãs mostram actualmente relutância em investir nos EUA. A razão para isto reside na situação incerta da política económica, que é caracterizada pela política económica errática dos EUA. De acordo com o instituto patronal IW de Colónia, esta incerteza pode dissuadir potenciais investidores. A avaliação surge numa altura em que os investimentos médios dos empresários alemães nos EUA entre 2010 e 2024 ascenderam a cerca de 4,6 mil milhões de euros em Fevereiro e Março, o que corresponde a um aumento de cerca de 18 vezes face aos anos anteriores. No início de 2024, os investimentos ascenderam a quase 8,7 mil milhões de euros.

No entanto, também houve quedas. O primeiro ano de mandato de Bill Clinton, 1993, registou o nível mais baixo de investimento directo alemão nos EUA. Estas mudanças marcantes levantam questões sobre as condições da política económica que são cruciais para as empresas. Os especialistas em IW sublinham que os investimentos em ambientes políticos voláteis estão associados a grandes riscos e exigem fiabilidade e planeamento por parte dos políticos dos EUA.

Flutuações de investimento e incerteza económica

A incerteza que normalmente prevalece no primeiro ano de mandato de um presidente dos EUA é identificada pelos investigadores do IW como um factor-chave. Note-se que os números actuais sobre o nível de investimentos devem ser interpretados com cautela. Os valores mensais estão sujeitos a fortes flutuações e muitas vezes são afetados por correções e efeitos especiais subsequentes.

Globalmente, os dados mostram uma tendência clara: as empresas alemãs estão a conter os seus investimentos nos EUA. Dadas as actuais condições económicas, a necessidade de criar condições fiáveis ​​e previsíveis é mais urgente do que nunca. Um clima de investimento desestabilizado poderá ter efeitos negativos nas relações económicas entre a Alemanha e os EUA, não apenas a curto prazo, mas também a longo prazo.

Para obter mais informações sobre informações sobre estoque de IDE, consulte o Bundesbank.

Em resumo, pode dizer-se que a actual incerteza económica nos EUA está a influenciar fortemente as decisões de investimento das empresas alemãs e o apelo a mais estabilidade na política económica está a tornar-se mais alto.