A Alemanha na Depressão: Como a crise económica e política está paralisando o país e perturbando o futuro.
De acordo com um relatório do www.nzz.ch, o futuro da economia alemã parece sombrio. O país, há muito considerado o motor económico da Europa, entrou em recessão e está atrasado em relação a outras nações industrializadas. A pandemia levou a uma queda acentuada do produto interno bruto e espera-se que o crescimento estagne nos próximos anos. A instabilidade política e a paralisia governamental contribuem para a insegurança geral no país. Esta evolução também tem impacto no sector financeiro. As perspectivas futuras pessimistas das empresas significam que os investimentos são retidos. Há também falta de trabalhadores, o que agrava ainda mais a situação. Também …

A Alemanha na Depressão: Como a crise económica e política está paralisando o país e perturbando o futuro.
De acordo com um relatório do www.nzz.ch, o futuro da economia alemã parece sombrio. O país, há muito considerado o motor económico da Europa, entrou em recessão e está atrasado em relação a outras nações industrializadas. A pandemia levou a uma queda acentuada do produto interno bruto e espera-se que o crescimento estagne nos próximos anos. A instabilidade política e a paralisia governamental contribuem para a insegurança geral no país.
Esta evolução também tem impacto no sector financeiro. As perspectivas futuras pessimistas das empresas significam que os investimentos são retidos. Há também falta de trabalhadores, o que agrava ainda mais a situação. As finanças do Estado também são afectadas por esta evolução, à medida que o espaço para doações generosas está a diminuir e as batalhas de distribuição estão a tornar-se mais difíceis.
A situação atual na Alemanha também tem impacto no mercado internacional. Outros países costumavam invejar o sucesso das exportações e a saúde das finanças públicas da Alemanha, mas hoje existe a preocupação de que o país esteja a arrastar para baixo os seus parceiros mais próximos. A falta de previsibilidade do governo e a deterioração de factores de localização, como as infra-estruturas e o sistema educativo, estão a afectar a confiança dos investidores estrangeiros.
Em resumo, pode-se dizer que a economia alemã é actualmente caracterizada por uma depressão colectiva e por uma perplexidade opressiva. A situação política incerta e os desafios económicos deixam pouco espaço para a esperança de uma recuperação rápida.
Leia o artigo fonte em www.nzz.ch