Economia da Alemanha em crise: Especialistas discordam sobre opções económicas
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, a economia da Alemanha continua em crise. Um dos actuais pontos de conflito é a questão de como podem ser melhoradas as condições para as empresas alemãs. O Ministro das Finanças, Christian Lindner, e o Ministro da Economia, Robert Habeck, têm o mesmo objectivo, mas opiniões diferentes sobre como isso deve ser alcançado. Habeck defende um fundo especial no valor de bilhões para permitir créditos fiscais e depreciação, enquanto Lindner apresentou a ideia de abolir a sobretaxa de solidariedade para as empresas. A disputa sobre os rumos entre os dois ministros e a falta de uma estratégia de política econômica do governo federal estão causando incertezas e divergências. Também há discussões sobre a questão de saber se novos...

Economia da Alemanha em crise: Especialistas discordam sobre opções económicas
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, a economia da Alemanha permanece em crise. Um dos actuais pontos de conflito é a questão de como podem ser melhoradas as condições para as empresas alemãs. O Ministro das Finanças, Christian Lindner, e o Ministro da Economia, Robert Habeck, têm o mesmo objectivo, mas opiniões diferentes sobre como isso deve ser alcançado. Habeck defende um fundo especial no valor de bilhões para permitir créditos fiscais e depreciação, enquanto Lindner apresentou a ideia de abolir a sobretaxa de solidariedade para as empresas. A disputa sobre os rumos entre os dois ministros e a falta de uma estratégia de política econômica do governo federal estão causando incertezas e divergências. Há também discussões sobre a questão de saber se novas dívidas devem ser contraídas para fortalecer a economia.
A análise do mercado mostra que esta incerteza poderá levar a uma maior deterioração do clima económico e a Alemanha poderá ficar para trás a nível internacional. As empresas esperam uma calmaria e falta de pedidos. Os investigadores económicos esperam que países como Espanha, Itália e França registem mais crescimento do que a Alemanha.
A qualidade da localização depende de muitos factores e a redução dos impostos sobre as sociedades, por si só, não seria suficiente para fortalecer a localização da empresa. Os economistas concordam que é necessária uma gama mais ampla de medidas para fortalecer o país como local de negócios. Globalmente, a situação não é clara e requer esclarecimento o mais rapidamente possível, a fim de estabilizar o desenvolvimento da economia alemã.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de