O crescimento económico da Alemanha: Por que são urgentemente necessários maiores investimentos agora
De acordo com um relatório de www.dgb.de, a Alemanha enfrenta muitos problemas económicos. A procura de exportações está a enfraquecer, o aumento das taxas de juro a nível mundial está a afectar a procura de bens de capital, a guerra na Ucrânia e a crise energética estão a criar problemas no fornecimento de energia e nas cadeias de abastecimento, a inflação elevada e a queda dos salários reais estão a deprimir a procura dos consumidores. Soma-se a isso a política fiscal restritiva do governo federal. O Banco Central Europeu (BCE) está a aumentar excessivamente as taxas de juro, o que está a abrandar o investimento na Alemanha. Prevê-se que o declínio da produção económica alemã tenha efeitos negativos no mercado e no sector financeiro. O planeado aumento da taxa de juro diretora do BCE e a política fiscal restritiva do governo federal poderão enfraquecer ainda mais a situação económica...

O crescimento económico da Alemanha: Por que são urgentemente necessários maiores investimentos agora
De acordo com um relatório de www.dgb.de, a Alemanha está a debater-se com muitos problemas económicos. A procura de exportações está a enfraquecer, o aumento das taxas de juro a nível mundial está a afectar a procura de bens de capital, a guerra na Ucrânia e a crise energética estão a criar problemas no fornecimento de energia e nas cadeias de abastecimento, a inflação elevada e a queda dos salários reais estão a deprimir a procura dos consumidores. Soma-se a isso a política fiscal restritiva do governo federal. O Banco Central Europeu (BCE) está a aumentar excessivamente as taxas de juro, o que está a abrandar o investimento na Alemanha.
Prevê-se que o declínio da produção económica alemã tenha efeitos negativos no mercado e no sector financeiro. O planeado aumento da taxa de juro directora pelo BCE e a política fiscal restritiva do governo federal poderão agravar ainda mais a situação económica. Isto poderia enfraquecer os investidores e a confiança dos investidores, o que poderia ter um impacto negativo no mercado de ações e nos mercados de capitais.
É crucial que os políticos tomem medidas para estimular o investimento e flexibilizar a política fiscal, a fim de estabilizar a situação económica. A longo prazo, é necessária uma expansão dos investimentos para manter a viabilidade futura da economia e reforçar a coesão social na sociedade. No curto prazo, isto poderá ajudar a estabilizar a economia fraca e amortecer o impacto negativo no mercado.
Leia o artigo fonte em www.dgb.de