Dexit: Alerta sobre planos da AfD para a Alemanha - especialista explica consequências económicas
De acordo com um relatório de www.t-online.de, o Instituto Económico Alemão (IW) em Colónia alerta sobre as consequências económicas que a possível saída da Alemanha da UE poderia ter. Segundo o chefe do escritório Berlin IW, Knut Bergmann, a Alemanha poderá perder cerca de dez por cento da sua produção económica, o que corresponde a uma perda anual de prosperidade de 400 a 500 mil milhões de euros. Além disso, 2,2 milhões de empregos ficariam ameaçados e poderia tornar-se ainda mais difícil atrair trabalhadores qualificados estrangeiros. E especialmente nos redutos da AfD, diz Bergmann. Os especialistas salientam que um “Dexit” poderia ter consequências graves semelhantes para a Alemanha como local de negócios e para os seus cidadãos, tal como o Brexit teve para a Grã-Bretanha. …

Dexit: Alerta sobre planos da AfD para a Alemanha - especialista explica consequências económicas
De acordo com um relatório de www.t-online.de, o Instituto Económico Alemão (IW) em Colónia alerta sobre as consequências económicas que a possível saída da Alemanha da UE poderá ter. Segundo o chefe do escritório Berlin IW, Knut Bergmann, a Alemanha poderá perder cerca de dez por cento da sua produção económica, o que corresponde a uma perda anual de prosperidade de 400 a 500 mil milhões de euros. Além disso, 2,2 milhões de empregos ficariam ameaçados e poderia tornar-se ainda mais difícil atrair trabalhadores qualificados estrangeiros. E especialmente nos redutos da AfD, diz Bergmann.
Os especialistas salientam que um “Dexit” poderia ter consequências graves semelhantes para a Alemanha como local de negócios e para os seus cidadãos, tal como o Brexit teve para a Grã-Bretanha. Dado que a Alemanha é um forte país exportador, seria gravemente afectada por tal decisão. Tanto a economia como os cidadãos, especialmente os que estão na base da sociedade, poderão ser afetados.
Na minha análise, com base nas informações do artigo, posso concluir que a saída da Alemanha da UE levaria a uma turbulência económica significativa. Uma perda potencial de dez por cento da produção económica e uma perda anual de prosperidade de centenas de milhares de milhões de euros teria um impacto significativo no mercado alemão. Além disso, 2,2 milhões de empregos poderão estar em risco, causando problemas sociais e económicos.
É crucial compreender e considerar os efeitos potenciais da saída da UE na economia e nos cidadãos alemães. É urgentemente necessária uma discussão informada e factual sobre as consequências de tal medida, a fim de informar adequadamente as partes interessadas.
Leia o artigo fonte em www.t-online.de