A economia britânica está estagnada – onde estão os conceitos convincentes?
De acordo com um relatório de www.nzz.ch, os conservadores britânicos estão a dirigir-se para a oposição após treze anos no governo e a política trabalhista Rachel Reeves pretende tornar-se em breve Chanceler do Tesouro. Os conservadores não conseguiram estimular a economia do país nos últimos anos. A economia tem estado a definhar desde que eclodiu a crise financeira em 2008, a riqueza dos cidadãos está a diminuir e a inflação é de quase 8%, mais do dobro da registada nos EUA. O produto interno bruto per capita caiu 0,6% nos últimos quatro anos e está agora bem abaixo do dos EUA. Os Conservadores têm...

A economia britânica está estagnada – onde estão os conceitos convincentes?
De acordo com um relatório de www.nzz.ch, os conservadores britânicos estão a dirigir-se para a oposição após treze anos no governo e a política trabalhista Rachel Reeves pretende tornar-se em breve Chanceler do Tesouro. Os conservadores não conseguiram estimular a economia do país nos últimos anos. A economia tem estado a definhar desde que eclodiu a crise financeira em 2008, a riqueza dos cidadãos está a diminuir e a inflação é de quase 8%, mais do dobro da registada nos EUA. O produto interno bruto per capita caiu 0,6% nos últimos quatro anos e está agora bem abaixo do dos EUA. Os Conservadores decepcionaram seriamente a sua competência central, a política económica. Os cidadãos procuram, portanto, alternativas. Os Trabalhistas distanciaram-se dos Conservadores nas sondagens e dependem de políticas económicas e financeiras convincentes para ganhar a confiança dos eleitores.
As implicações desta situação política são de longo alcance. Espera-se incerteza no sector financeiro, uma vez que o Partido Trabalhista poderá potencialmente introduzir novos regulamentos e medidas para estimular a economia. É possível que alguns investidores estejam a conter-se e a esperar para ver como a situação política evolui. Além disso, a economia do Reino Unido poderá sofrer com uma possível mudança de poder, uma vez que as medidas económicas conservadoras se revelaram ineficazes. Poderia também haver uma correcção de rumo na política económica, o que poderia ter um impacto em sectores individuais.
É importante notar que a informação fornecida se baseia nos artigos em questão e que outros desenvolvimentos do mercado e das políticas devem ser tidos em conta. A situação política no Reino Unido permanece incerta e o potencial de mudança na indústria financeira permanece. É aconselhável acompanhar de perto a evolução e preparar-se para possíveis impactos.
Leia o artigo fonte em www.nzz.ch