A economista Veronika Grimm explica como a economia pode voltar aos trilhos e por que ficar parada é perigoso.
De acordo com um relatório de www.t-online.de, a economia alemã está estagnada e o governo reduziu drasticamente a sua previsão de crescimento para 2024. A economista Veronika Grimm sublinha que o alívio fiscal a curto prazo pode ser apenas um impulso inicial e vê a necessidade urgente de uma idade de reforma mais elevada e de uma reforma do travão da dívida. A fraqueza estrutural do crescimento da economia alemã deve-se principalmente às alterações demográficas. Com um número significativamente maior de idosos a reformar-se e menos jovens a ingressar no mercado de trabalho, o volume de trabalho diminuirá e o potencial de crescimento da economia será reduzido. Isto leva a grandes desafios em termos de…

A economista Veronika Grimm explica como a economia pode voltar aos trilhos e por que ficar parada é perigoso.
De acordo com um relatório de www.t-online.de,
A economia alemã está estagnada e o governo reduziu drasticamente a sua previsão de crescimento para 2024. A economista Veronika Grimm sublinha que o alívio fiscal a curto prazo pode ser apenas um impulso inicial e vê a necessidade urgente de uma idade de reforma mais elevada e de uma reforma do travão da dívida.
A fraqueza estrutural do crescimento da economia alemã deve-se principalmente às alterações demográficas. Com um número significativamente maior de idosos a reformar-se e menos jovens a ingressar no mercado de trabalho, o volume de trabalho diminuirá e o potencial de crescimento da economia será reduzido. Isto leva a grandes desafios em termos de proteção climática, transformação digital e manutenção de infraestruturas, para os quais o Estado é necessário. Ao mesmo tempo, uma economia em declínio leva a dificuldades de distribuição porque o Estado arrecada menos impostos.
O risco de desemprego em massa é considerado infundado, mas haverá mudanças estruturais, uma vez que certos empregos serão eliminados através da automatização ou da utilização de inteligência artificial. Será necessário investir na melhoria das competências e na reconversão profissional para oferecer aos trabalhadores afetados a oportunidade de aproveitar as novas oportunidades criadas pelas mudanças estruturais.
Segundo o Ministro das Finanças, Christian Lindner, a terapia para a economia doente inclui um pacote de recuperação económica. Tendo em conta os factores destacados por Veronika Grimm, é provável que o governo alemão tome medidas para resolver a fraqueza estrutural do crescimento e promover o investimento na melhoria de competências e na reconversão profissional para fazer face às mudanças estruturais.
Leia o artigo fonte em www.t-online.de