Explicação de especialistas: Crescimento fraco e correções de curso no relatório econômico anual de 2023
Segundo um relatório do www.fdp.de, a economia não está a encolher, mas o crescimento é fraco. É o que diz o relatório económico anual, que prevê um crescimento de 0,2 por cento para 2023. Segundo os Democratas Livres, é agora altura de fazer correcções de rumo. A expansão da infra-estrutura da Alemanha precisa de velocidade e prioridade. De acordo com os Democratas Livres, há falta de dinamismo na economia alemã e é altura de uma política económica mais orientada para a oferta. O líder do FDP, Christian Lindner, enfatizou a necessidade de criar uma nova prosperidade e apelou a uma modernização da infra-estrutura. Christian Dürr, membro da comissão executiva do FDP e líder do grupo parlamentar, também alertou que a modernização da infraestrutura é um fator importante...

Explicação de especialistas: Crescimento fraco e correções de curso no relatório econômico anual de 2023
De acordo com um relatório de www.fdp.de,
A economia não está a encolher, mas o crescimento é fraco. É o que diz o relatório económico anual, que prevê um crescimento de 0,2 por cento para 2023. Segundo os Democratas Livres, é agora altura de fazer correcções de rumo.
A expansão da infraestrutura da Alemanha precisa de velocidade e prioridade
De acordo com os Democratas Livres, há falta de dinamismo na economia alemã e é altura de uma política económica mais orientada para a oferta. O líder do FDP, Christian Lindner, enfatizou a necessidade de criar uma nova prosperidade e apelou a uma modernização da infra-estrutura. Christian Dürr, membro da comissão executiva do FDP e líder do grupo parlamentar, também alertou que a modernização das infraestruturas é um fator importante para fortalecer a competitividade da Alemanha.
A expansão das ferrovias e estradas e a aceleração dos processos judiciais no sector dos transportes foram destacadas como passos importantes para promover a competitividade. Salienta-se que a Alemanha precisa de acelerar os seus projectos de infra-estruturas.
Temos que tornar a Alemanha mais atraente novamente
Os Democratas Livres enfatizam a necessidade de tornar a Alemanha novamente mais atraente, especialmente através de menos burocracia, planeamento rápido e procedimentos de aprovação e um bom quadro fiscal. A título de exemplo, foi mencionado que a empresa BioNTech poderá querer mudar o local da sua investigação sobre o cancro da Alemanha para a Grã-Bretanha porque o desenvolvimento de medicamentos está a progredir mais rapidamente nesse país.
Novo pacote de crescimento para a Alemanha
Christian Lindner anunciou um ambicioso programa fiscal que incluirá novas opções de depreciação e bônus de investimento para empresas. Ele enfatizou que a política fiscal está se tornando cada vez mais um fator competitivo importante e que está previsto um novo pacote de crescimento para fortalecer a competitividade da economia alemã.
No geral, as exigências dos Democratas Livres por uma maior velocidade na expansão das infra-estruturas e pela criação de condições-quadro atractivas mostram que a competitividade da Alemanha é uma preocupação central. A implementação de tais medidas poderia ter efeitos positivos na economia e no mercado financeiro, uma vez que aumentariam a atratividade da Alemanha para empresas e investidores. Resta saber se e em que medida estas exigências serão implementadas na realidade política e económica.
Leia o artigo fonte em www.fdp.de