BCE alerta: O aumento dos conflitos comerciais põe em perigo a estabilidade financeira!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 21 de maio de 2025, o BCE alertou sobre os riscos para o sistema financeiro da área do euro decorrentes de conflitos comerciais e mudanças geopolíticas.

BCE alerta: O aumento dos conflitos comerciais põe em perigo a estabilidade financeira!

O Banco Central Europeu (BCE) alertou para as graves ameaças à estabilidade do sistema financeiro na área do euro no seu relatório semestral de estabilidade financeira publicado hoje, 21 de maio de 2025. Numa conferência de imprensa em Frankfurt, o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, disse que os conflitos comerciais e as mudanças geopolíticas, em particular, estão a pôr em perigo a situação económica na Europa.

De Guindos sublinhou que a incerteza sobre a política comercial atingiu níveis sem precedentes. Estas incertezas, combinadas com avaliações forçadas e reservas de liquidez baixas, tornam os mercados financeiros vulneráveis ​​a choques repentinos. Os mercados bolsistas são particularmente vulneráveis, pois são suscetíveis a correções repentinas devido aos preços elevados e à concentração de riscos.

Impacto económico da política aduaneira

Um ponto fundamental diz respeito às mudanças na política tarifária dos EUA, que são vistas como parte de uma mudança mais ampla no ambiente geopolítico. Estas alterações poderão ter implicações económicas e financeiras de grande alcance tanto para as empresas como para as famílias na área do euro. Os anúncios de tarifas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, provocaram turbulência nos mercados no início de Abril, embora algumas tarifas tenham sido agora suspensas.

Apesar de uma calma temporária dos mercados financeiros, a sua estabilidade continua frágil. Uma rápida deterioração das perspectivas económicas ou um agravamento dos conflitos comerciais poderá levar a mudanças abruptas no sentimento entre os investidores, alertou o BCE. O risco de insolvências empresariais, especialmente em sectores sensíveis às tarifas, também poderá aumentar.

Desafios orçamentais

Além disso, o elevado nível de dívida em alguns países do euro limita significativamente a sua margem orçamental para lidar com riscos económicos. De Guindos observou que o aumento planeado dos gastos com a defesa poderia prejudicar ainda mais a posição fiscal destes países. Embora a situação na Europa seja atualmente descrita como calma, o BCE sublinha a necessidade de preservar a resiliência do sistema financeiro e de manter medidas de supervisão, tais como requisitos de reservas de capital.

Além disso, embora os mercados imobiliários apresentem sinais de recuperação, também enfrentam uma incerteza significativa. O BCE vê uma linha mais clara na avaliação da actual situação de perigo e apela a todos os envolvidos para que permaneçam vigilantes.

Mais detalhes e uma análise mais aprofundada da situação atual podem ser encontrados em Relatório de estabilidade financeira do Süddeutsche Zeitung e no relatório de n-tv.