Planos do FDP: Penas mais duras para quem se recusa a pagar o dinheiro dos cidadãos
Como é que a proposta do FDP para pensões e benefícios aos cidadãos afecta 250.000 pensionistas? Descubra mais sobre os possíveis efeitos em nosso artigo atual.

Planos do FDP: Penas mais duras para quem se recusa a pagar o dinheiro dos cidadãos
O FDP desencadeou recentemente discussões sobre a política social da coligação dos semáforos através de um projecto de resolução do seu comité executivo do partido. Este projecto propõe sanções mais duras contra aqueles que se recusam a pagar benefícios aos cidadãos e abole a coloquial “pensão aos 63 anos”. O secretário-geral do SPD descreveu estes planos como “um insulto aos funcionários”.
O FDP está a planear cortes nos benefícios dos cidadãos para “recusadores totais”. De acordo com o projecto de resolução, as pessoas que não cumpram a sua obrigação de cooperar com o benefício dos cidadãos e recusem trabalho razoável sem uma boa razão devem esperar uma redução imediata nos benefícios de 30 por cento. Além disso, o FDP apela à utilização de sanções mais rigorosas, incluindo a opção de cancelamento total dos benefícios.
A abolição da “pensão aos 63 anos” é apoiada pelo FDP com referência à escassez de trabalhadores qualificados. A Alemanha não pode permitir-se a reforma antecipada. Em vez disso, o partido propõe medidas para tornar a contratação de trabalhadores mais velhos mais atrativa, por exemplo, eliminando a contribuição do empregador para o seguro de desemprego depois de atingido o limite normal de trabalho e proporcionando benefícios fiscais para horas extraordinárias.
Quando se trata de “aposentar-se aos 63 anos”, cerca de 250 mil pessoas se aposentam antecipadamente todos os anos. Os efeitos das propostas do FDP permanecem especulativos, uma vez que é pouco provável que sejam implementadas com o rigor necessário. Os dados estatísticos mostram que apenas uma percentagem muito pequena dos beneficiários de prestações sociais seria afectada pelos cortes de prestações propostos, enquanto a abolição da "pensão aos 63 anos" apresenta cenários diferentes para a idade da reforma e para a pobreza potencial na velhice.