Proposta do FDP: Política social mais dura com cortes nas pensões
Os planos do FDP: cortes nas pensões e nos benefícios dos cidadãos – quais as consequências? Descubra como as propostas dos liberais podem afetar os pensionistas e os beneficiários de benefícios dos cidadãos.

Proposta do FDP: Política social mais dura com cortes nas pensões
Com um novo documento de resolução, o FDP apelou a uma política social significativamente mais rigorosa que preveja cortes nas pensões e nos benefícios dos cidadãos. Os reformados seriam particularmente afectados por estes planos. No documento de resolução, o FDP apela a sanções mais duras aos benefícios dos cidadãos contra os chamados recusadores totais e à abolição das pensões aos 63 anos.
O partido propõe que os cidadãos beneficiários de benefícios que recusem um trabalho razoável sem um bom motivo esperem uma redução imediata de 30 por cento nos benefícios. Além disso, o FDP apela a que a possibilidade de sanções mais rigorosas seja plenamente explorada, incluindo um possível cancelamento total dos benefícios. Além disso, o nível das prestações não deverá continuar a aumentar por enquanto e não deverão ser decididas novas prestações sociais durante pelo menos três anos.
A rejeição do FDP às pensões aos 63 anos baseia-se na escassez de trabalhadores qualificados. Em vez disso, o partido defende tornar mais atraente a contratação de pessoas em idade de reforma, eliminando a contribuição patronal para o seguro-desemprego, uma vez atingido o limite normal de trabalho. O FDP também enfatiza a necessidade de um melhor tratamento fiscal para horas extras.
Os efeitos das propostas do FDP só podem actualmente ser especulados, uma vez que a implementação difícil parece improvável. Contudo, os dados estatísticos mostram que apenas uma pequena percentagem dos beneficiários de benefícios dos cidadãos seria afectada pelos cortes propostos. A abolição da pensão aos 63 anos, no entanto, teria consequências mais significativas, uma vez que cerca de 30 por cento dos novos pensionistas receberam esta forma de pensão antecipada nos últimos anos.
Resta saber se os planos do FDP conduzirão realmente a um aumento da taxa de emprego ou se, em vez disso, mais pessoas cairão na pobreza na velhice devido às pensões mais baixas. É provável uma combinação potencial de ambos os cenários. No geral, os planos do FDP poderão ter um impacto significativo na política social na Alemanha.