Início das férias na Renânia do Norte-Vestfália: os hotéis estão lutando com muitas camas vazias!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O turismo na Renânia do Norte-Vestfália vive um clima misto no início das férias de 2025, apesar dos recordes no número de hóspedes e dormidas.

Início das férias na Renânia do Norte-Vestfália: os hotéis estão lutando com muitas camas vazias!

A temporada de férias está começando na Renânia do Norte-Vestfália (NRW), mas o clima na indústria do turismo é menos positivo do que o esperado. Apesar do número recorde de hóspedes e de dormidas no ano passado, os inquéritos atuais mostram que muitos grandes hotéis ainda têm camas livres no início das férias. De acordo com um Fonte de apoio 29% das empresas pesquisadas estão insatisfeitas com a utilização da capacidade, enquanto 9% estão até muito insatisfeitas. Os hotéis de negócios, que tradicionalmente registam menor procura durante as férias, são particularmente afetados.

A pesquisa, da qual participaram 270 empresas, foi realizada entre 20 de junho e 6 de julho. Apenas cerca de um terço das empresas manifestou satisfação com a procura para as férias de verão. Quase outro terço expressou uma opinião neutra. Em contraste com os grandes hotéis, mais de 75% dos operadores de parques de campismo têm uma visão positiva da procura actual, e os fornecedores de apartamentos e casas de férias também estão mais satisfeitos do que a média.

Recordes no setor de turismo

O número de dormidas foi de 54,5 milhões, um aumento de 1,7 por cento face a 2023, e face a 2019, as dormidas também aumentaram 2,4 por cento.

O crescimento do número de hóspedes internacionais é particularmente interessante. Em 2024, as chegadas do estrangeiro aumentaram 11,1 por cento, para cerca de 5,6 milhões, e as dormidas de hóspedes estrangeiros aumentaram 7,0 por cento, para 11,3 milhões. Em dezembro de 2024 registou-se também um aumento nas chegadas de hóspedes de 3,8 por cento e nas dormidas de 7,7 por cento.

Perspectiva pessimista e otimismo

Patrick Rothkopf, presidente da Dehoga NRW, sugere reduzir os obstáculos burocráticos e tornar os horários de trabalho mais flexíveis para apoiar a indústria. Além disso, está a ser discutida uma redução do IVA sobre os alimentos na indústria da restauração a partir de 2026, o que poderá proporcionar um estímulo adicional para a indústria.

O próximo período de férias de verão será uma oportunidade para 2,5 milhões de estudantes na Renânia do Norte-Vestfália iniciarem as suas férias. O primeiro feriado oficial é na segunda-feira. Dados os sentimentos contraditórios na indústria, resta saber como a procura irá evoluir e se os grandes hotéis conseguirão preencher as suas camas vagas no futuro.